A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci) se reuniu com o prefeito de Itanhangá, Emerson Sabatine, a vice-prefeita, Veridiana Cavasin, e a vereadora, Professora Deise Cristiana, para debater a viabilização de levar ao município cursos técnicos da área agro e auxiliares para crianças com deficiência.
A reunião, realizada no dia 30 de setembro, contou com a presença do o secretário adjunto de Educação Profissional e Superior da Seciteci, Dimorvan Brescancim, do superintendente de Educação Profissional e Tecnológica, Ederson Andrade e a coordenadora do Programa Estadual de Qualificação de Mato Grosso (PEQ-MT), Kassiana Galli.
Itanhangá já está contemplada pelo edital pelo 012/2025, que prevê a formação de cadastro reserva de profissionais que atuarão na oferta de cursos de formação pelas Escolas Técnicas Estaduais (ETECs) e municípios fora de sede em 2026.
O secretário adjunto Dimorvan explicou que o município irá receber cursos do eixo temático de recursos naturais, que engloba áreas como agricultura, agropecuária, agronegócio e meio ambiente. Também estão previstos no edital perfis profissionais necessários para oferecer cursos do eixo de gestão de negócios, que abrange os técnicos de administração, recursos humanos, logística, entre outros. Para mais informações, acesse o edital completo clicando aqui.
Ele também ressaltou a alta procura pela formação de auxiliares para crianças com deficiência. “Esse é um curso que está sendo extremamente procurado pelos municípios porque na maioria das vezes não se tem profissionais na cidade com a qualificação necessária para dar o atendimento que essas crianças precisam. Nós da Seciteci vamos buscar os mecanismos e os custos necessários para atender essa demanda dos municípios”, disse Dimorvan.
Para o prefeito Emerson, a parceria entre a Seciteci e a Prefeitura de Itanhangá é histórica e inovadora. Ressaltando que o município, ainda jovem, não possui faculdade nem instituições que ofertem cursos técnicos.
“A chegada dos cursos técnicos será uma verdadeira inovação: vai oferecer formação de qualidade, valorizar a agricultura, estimular o empreendedorismo e criar condições para que novas atividades se desenvolvam em nossa região. É um passo decisivo para o presente e para o futuro de Itanhangá”, celebrou o prefeito.
Segundo a vereadora Professora Deise, esses cursos poderão capacitar os estudantes com competências, práticas e direcionar futuros profissionais e empreendedores, estabelecendo parcerias também com empresas locais para garantir estágios e oportunidades de emprego.
“Desenvolver ações que promovam o despertar da curiosidade em busca de novos conhecimentos, irá possibilitar em nossa região uma maior probabilidade de atrair investimentos, criando empregos e estimulando a economia local. Assim, investir em cursos técnicos vai ser uma estratégia eficaz para desenvolver o potencial humano e econômico de Itanhangá”, afirmou a vereadora.
Tendo como uma das missões a oferta pública e gratuita de Cursos de Educação Profissional e Tecnológica em todas as suas modalidades e níveis, a Seciteci oferta através das 17 Escolas Técnicas Estaduais (ETECs), diversos cursos técnicos nos mais variados eixos tecnológicos, tendo como foco o atendimento às demandas dos arranjos produtivos de cada região mato-grossense.
Para mais informações sobre os cursos e as Etecs, clique aqui..