Dicas, receitas, informações e entretenimento.

Sal embaixo da língua funciona para pressão baixa?

Compartilhe nas redes sociais

A pressão baixa (hipotensão arterial) pode causar tontura, visão embaçada, confusão mental e até desmaios. É comum que pessoas que sintam algum desses sintomas sejam orientadas a colocar sal embaixo da língua. Mas seria essa uma solução?

A resposta é não. Trata-se de um mito, mas que tem algum lastro na realidade.

Primeiramente, a região embaixo da língua é altamente vascularizada e, portanto, uma via de rápida absorção, inclusive para medicamentos anti-hipertensivos e ansiolíticos, por exemplo, mas não para o sal.

O cloreto de sódio, principal composto do sal, não é absorvido prontamente na mucosa sublingual. O sódio entra no sistema sanguíneo no trato gastrointestinal, sempre trazendo água consigo.

Quando você consome alimentos que contenham sal, o cloreto de sódio é quebrado e seus componentes, sódio e cloreto, são absorvidos principalmente no intestino delgado. A partir daí, eles entram na corrente sanguínea e são distribuídos para várias partes do corpo.

O efeito do sal no organismo também não ocorre de maneira imediata. Demora de 24 a 48 horas para que ele promova a retenção de líquido necessária para fazer a pressão arterial subir.

Mas, então, o que fazer quando a pressão baixa causar sintomas desagradáveis?

Primeiramente, é fundamental medir a pressão no momento em que o mal-estar ocorre. A hipotensão pode ser causada por infecções, medicamentos, alterações do ritmo cardíaco (arritmia), batimentos do coração muito rápidos ou lentos demais (taquicardia/bradicardia), desidratação, doença renal, entre outras, segundo o Manual MSD de Diagnóstico e Tratamento.

Alguns indivíduos, especialmente idosos, podem apresentar um quadro chamado hipotensão ortostática, que causa tontura ao se levantar.

Considera-se hipotensão a pressão arterial abaixo de 90/60 mmHg, popularmente conhecida como “9 por 6”.

“A pressão arterial abaixo do normal em uma pessoa saudável que não causa nenhum sintoma geralmente não precisa de tratamento. Caso contrário, o tratamento depende do que está causando a pressão arterial baixa e dos seus sintomas. Quando tiver sintomas de queda da pressão arterial , sente-se ou deite-se imediatamente. Em seguida, levante os pés acima do nível do coração”, orienta o Sistema de Saúde da Universidade da Pensilvânia, nos EUA, em seu site.

Se o problema for recorrente, é importante buscar orientação médica, seja para a mudança de medicamentos que possam estar causando a hipotensão, seja até mesmo para a investigação da causa.

 

Fonte: R7

Fonte:

Mais posts

Gostaria de divulgar seu evento no ITA Notícias?

Clique no botão abaixo e saiba como.