Projeto de Cattani autoriza mulheres de MT a usarem arma de choque e spray de pimenta para autodefesa

Crédito: Divulgação

O deputado estadual Gilberto Cattani (PL) apresentou nesta quarta-feira (11) um projeto de lei que cria um programa de defesa pessoal e autoproteção às mulheres mato-grossenses, permitindo a elas o acesso a dispositivos para se proteger, como arma de choque e spray de pimenta.

O objetivo, de acordo com o texto, é capacitar mulheres mato-grossenses, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade ou que tenham sido vítimas de violência doméstica para que tenham acesso seguro a instrumentos não letais para legitima defesa como arma de choque e spray de pimenta.

A proposta também prevê que o Poder Executivo promova ações de orientação e treinamento com aulas, palestras, seminários de autodefesa para as mulheres a partir dos 18 anos residentes no Estado.

Ainda conforme o projeto, as mulheres poderão adquirir as armas não letais somente após serem aprovadas no curso de capacitação sobre uso responsável, apresentarem laudo psicológico atestando aptidão e não ter antecedentes criminais.

“A implementação do Programa Estadual de Promoção da Defesa Pessoal e da Autoproteção Responsáveis para as Mulheres no Estado de Mato Grosso surge como uma medida necessária e urgente. Ao capacitar mulheres para a defesa pessoal e facilitar o acesso a instrumentos não letais de legítima defesa, o programa busca reduzir os índices de violência e promover a autonomia e segurança das mulheres no estado”, disse Cattani.

Autor: Assessoria Deputado Cattani

Mais notícias

Sortudo que ganhou R$ 905 milhões em loteria já passou por 25 penitenciárias
Peão morre depois de ser pisoteado por boi em rodeio. Veja vídeo
Quatro foragidos da Justiça são presos com auxílio de tecnologia de reconhecimento facial do Vigia Mais MT
Itanhangá: Marvel ‘A’ é a grande campeã do Campeonato Municipal de Bocha
Itanhangá será palco para a 6ª edição da BANFEST
Itanhangá: Homem cai em buraco na MT 242 e Polícia Militar constata mandato de prisão em aberto
Decreto do governo ‘obrigará’ brasileiros a comprarem novas televisões
Itanhangá: Homem briga com a esposa, faz chamada de vídeo e comete suicídio
Novo bioinsumo desenvolvido pela Embrapa promete revolucionar o manejo de pastagens no Brasil
Itanhangá: Mesmo com diversas passagens criminais, homem continua solto e com tornozeleira desligada
ALMT prepara extensa programação para comemorar os 190 anos de história
Itanhangá: Secretaria De Educação realiza evento de capacitação e formação de profissionais da educação. Vídeo