Produtividade da soja em MT sobe 7% e Imea projeta safra 25/26 acima de 50 milhões de toneladas

Crédito: Divulgação

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) revisou a estimativa de produtividade da safra de soja 2025/26 em Mato Grosso para 64,73 sacas por hectare, alta de 7,06% em relação à projeção anterior, divulgada em dezembro. A produção estadual segue estimada em 50,52 milhões de toneladas, com área cultivada mantida em 13,01 milhões de hectares.

A nova projeção se aproxima do recorde da safra passada, de pouco mais de 66 sacas por hectare. O levantamento é baseado nas visitas do projeto Imea em Campo, conduzido em parceria com a Aprosoja MT, que acompanha o desenvolvimento das lavouras desde dezembro de 2025.

Segundo Rodrigo Silva, coordenador de Inteligência de Mercado Agropecuário do Imea, a regularização das chuvas a partir de dezembro impulsionou o desempenho das lavouras. “As chuvas chegaram com bastante vigor e potencializaram a lavoura. Segundo nossas análises, já há aumento na produtividade nas áreas colhidas”, afirmou.

O início do plantio, afetado por estiagens e realizado fora da janela ideal, gerou preocupação entre os produtores. No entanto, os impactos foram considerados pontuais. A colheita segue avançando nas principais regiões do estado.

Em relação à demanda, a projeção é de estabilidade, com consumo total estimado em 50,20 milhões de toneladas. As exportações devem alcançar 32,10 milhões de toneladas. O consumo interno em Mato Grosso está projetado em 13,24 milhões, enquanto o consumo interestadual deve recuar para 4,86 milhões de toneladas.

Diante desse cenário, os estoques finais da safra 2025/26 foram projetados em 600 mil toneladas, indicando um equilíbrio entre a oferta e a demanda no estado, mais do que o dobro do ciclo anterior. “Se essa produção continuar nesse ritmo, o estoque pode acabar aumentando, e a gente vê os preços bem pressionados, com soja abaixo dos R$ 100 por saca”, alertou Silva.

A consolidação dos dados de área cultivada, apurados por geoprocessamento, está prevista para o início de abril.

Autor: Cenario MT

Mais notícias

Por que não montamos em zebras como fazemos com burros e cavalos?
Pintor de 50 anos morre após cair de escada durante trabalho
PM desarticula ponto de distribuição de drogas do Comando Vermelho
Criminosos de Mato Grosso usam drone com granada para tentar matar produtor rural
Itanhangá: População se revolta após fechamento do transbordo do lixão
Traficantes sequestram motoboy, e antes de executá-lo, fazem se despedir da esposa
Menino fica com o rosto deformado após participar de desafio no TikTok
ALMT e Tribunal de Justiça firmam parceria para combater a violência contra a mulher nos municípios
Bilionário, empresário prometeu doar fortuna de R$ 615 bilhões para ajudar os pobres
Jovem morre na MT-220 e outro no hospital após acidente; carreteiro é preso
Polícia Civil desarticula grupo envolvido em ameaças contra moradores e produtores rurais de terra indígena
Caminhoneiro é baleado e morre; esposa também é ferida com tiro no pé