‘Príncipe do Gelo’: arqueólogos descobrem criança enterrada há 1.350 anos com artigos luxuosos

Crédito: Reprodução

Os arqueólogos do BLfD (Escritório Estadual de Preservação de Monumentos da Baviera) revelaram uma descoberta raríssima no Sul da Alemanha. Eles encontraram os restos mortais de um menino de aproximadamente um ano e meio, enterrado há 1.350 anos. Ele foi apelidado de “Príncipe do Gelo”.

A escavação foi realizada em 2021, nas proximidades da cidade de Mattsies. O corpo do Príncipe do Gelo, que viveu entre os anos 670 e 680 d.C., foi encontrado e estava preservado em uma câmara funerária de pedra, junto com uma série de objetos valiosos que indicam seu alto status social.

Para retirar do túmulo sem danificá-lo, os arqueólogos empregaram uma técnica incomum: eles congelaram o bloco de terra com nitrogênio líquido, um processo que durou 14 horas.

Esse choque térmico permitiu preservar toda a estrutura que foi levada para um ateliê de restauração próximo à cidade de Bamberg.

Análise de DNA do Príncipe do Gelo

A análise de DNA indicou que o Príncipe de Gelo tinha olhos azuis e cabelos claros. Já os testes com isótopos de estrôncio mostraram que ele foi amamentado até morrer.

Apesar de ter proteção imunológica pelo leite materno, o garoto morreu em consequência de uma otite, uma infecção crônica no ouvido, que era comum na era pré-moderna.

A câmara funerária, onde o corpo foi enterrado, estava selada com argamassa de cal, algo incomum para a época. Ela incluía mobília, alimentos e adereços luxuosos.

A roupa do menino era uma túnica de linho de mangas compridas, decorada com faixa de seda, um item raro na região, e que geralmente era obtido por comércio com o Império Bizantino. Ele também usava sapatos de couro com esporas prateadas, calças e braceletes de prata nos braços.

Autor: ND Mais

Mais notícias

Estado flexibiliza regras e permite professores fazerem parte da hora atividade em casa
Paciente nos EUA morre com bactéria da “Grande Peste” da Idade Média
Ação da PRF resulta na apreensão de mais de 200 kg de drogas
Agrosolidário é apoio ao trabalho da Pastoral da Criança em Ipiranga do Norte
AL aprova redução do Fethab para abate de fêmeas e Famato celebra conquista para a pecuária de MT
Itanhangá: Acidente na MT 338 deixa dois feridos e quatro pessoas mortas
ALMT registra momento inédito com três mulheres no parlamento
‘Pulmão de pipoca’: entenda a doença sem cura e sua relação com cigarros eletrônicos
Homem é sequestrado pelo ex da namorada e morto dentro de Amarok
PRF apreende mais de 30 mil produtos sem nota fiscal em ônibus
Polícia Civil descobre esquema de “aluguel de tornozelo” entre bandidos
Itanhangá: Veja os cuidados de prevenção contra as hepatites virais e tratamentos