A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 16 armas de fogo, incluindo uma submetralhadora e sete fuzis, além de 10 mil munições, durante uma abordagem na BR-070, em Barra do Garças (MT), na manhã desta quarta-feira (16). A apreensão ocorreu após a equipe policial interceptar um caminhão suspeito que trafegava pela rodovia.
De acordo com a PRF, o motorista inicialmente alegou que transportava uma carga de portas e janelas de madeira de Juína, em Mato Grosso, para a Bahia. No entanto, ao ser questionado, ele acabou confessando que havia uma porção de maconha no veículo, escondida em um frigobar. Após nova revista, o motorista revelou que estava, na verdade, transportando armas.
Durante a inspeção detalhada no caminhão, os agentes encontraram uma submetralhadora, sete fuzis, oito pistolas de calibres 40 e 9mm, além das 10 mil munições de diversos calibres. A pequena quantidade de maconha localizada pesava 9,8 gramas.
O motorista admitiu que havia recebido o armamento no município de Nobres (MT) e que tinha a missão de entregá-lo na Bahia, embora não soubesse o destino final. Ele e a passageira do caminhão foram detidos e encaminhados para a Delegacia da Polícia Federal em Barra do Garças.
Ambos foram autuados por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, crime considerado hediondo pela legislação brasileira.