A Polícia Rodoviária Federal apreendeu na rodovia BR-364, em Santo Antônio do Leverger, um caminhão com 200 caixas tendo rótulos descritos como fertilizantes mas, nos pacotes, apresentava características divergentes dos fertilizantes, os quais tem outra consistência, indicando que o produto transportado se tratava na verdade do agrotóxico Benzoato, que na maioria das vezes tem como origem o Paraguai. A carga era de dois mil kg de agrotóxicos.
As embalagens transportadas não possuíam as especificações técnicas exigidas na legislação vigente, bem como o número de registro do produto junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o número de registro do Ministério da Agricultura e Pecuária e Abastecimento.
O condutor do veículo afirmou desconhecer sobre a ilicitude dos produtos e que apenas é contratado como motorista para entregar em Mato Grosso. Ele foi detido por transporte de produto ou substância agrotóxica e contrabando, sendo encaminhado junto aos produtos à Delegacia da Polícia Federal de Cuiabá. Não foi informado onde carregou e a cidade de destino.