PRESIDENTE DO SISTEMA FAMATO REFORÇA COMPROMISSO DO AGRO NA PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS

Crédito: Divulgação

O presidente do Sistema Famato, Vilmondes Tomain, participou na manhã desta segunda-feira (16) da abertura do Forest Fire – Congresso Internacional de Gestão de Incêndios Florestais, realizado no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. A Famato é uma das instituições apoiadoras do evento, que reúne especialistas, autoridades, representantes do setor produtivo e da sociedade civil para discutir estratégias de prevenção e combate aos incêndios no bioma.

Durante o evento, Tomain destacou que a Famato representa mais de 33 mil produtores rurais no estado e que o setor agropecuário é diretamente impactado pelos incêndios e, dessa forma, é um dos maiores aliados nas ações de preservação ambiental.

“Nós, produtores rurais, dependemos da saúde do solo, da água e do equilíbrio ambiental para manter nossas atividades. Juntamente com o Corpo de Bombeiros, os produtores também são os guardiões do nosso meio ambiente, por isso, somos parceiros na prevenção e no enfrentamento dos incêndios, atuando lado a lado com os sindicatos rurais e com o poder público”, afirmou.

Ainda durante a programação, o presidente da Famato assinou, junto à Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Mato Grosso (CBMMT), uma Instrução Normativa Conjunta que estabelece os procedimentos para construção de aceiros em propriedades rurais localizadas no Pantanal mato-grossense. A medida, que passa a ser obrigatória, tem como objetivo conter a propagação de incêndios florestais durante o período de estiagem.

A programação do Forest Fire conta com palestras técnicas, minicursos e uma feira de expositores. Estão presentes representantes e palestrantes de países como Portugal, Estados Unidos, Canadá, México, Nova Zelândia, Espanha, Chile, Irlanda, França e Brasil.

Ao longo dos três dias de evento, os participantes terão acesso a uma ampla programação, que inclui palestras com autoridades internacionais, workshops práticos, painéis de discussão e exposição de tecnologias inovadoras voltadas à prevenção, monitoramento e combate a incêndios florestais.

Também participaram da cerimônia de abertura o 2º vice-presidente da Famato, Amarildo Merotti e o superintendente do Senar/MT, Marcelo Lupatini.

Autor: ASCOM Senar

Mais notícias

Itanhangá: Defensoria Pública e Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram mutirão de cidadania
Estado flexibiliza regras e permite professores fazerem parte da hora atividade em casa
Paciente nos EUA morre com bactéria da “Grande Peste” da Idade Média
Ação da PRF resulta na apreensão de mais de 200 kg de drogas
Agrosolidário é apoio ao trabalho da Pastoral da Criança em Ipiranga do Norte
AL aprova redução do Fethab para abate de fêmeas e Famato celebra conquista para a pecuária de MT
Itanhangá: Acidente na MT 338 deixa dois feridos e quatro pessoas mortas
ALMT registra momento inédito com três mulheres no parlamento
‘Pulmão de pipoca’: entenda a doença sem cura e sua relação com cigarros eletrônicos
Homem é sequestrado pelo ex da namorada e morto dentro de Amarok
PRF apreende mais de 30 mil produtos sem nota fiscal em ônibus
Polícia Civil descobre esquema de “aluguel de tornozelo” entre bandidos