Polícia Militar capacita militares do Proerd em curso de combate a violências em ambientes escolares

Crédito: Divulgação

A Polícia Militar de Mato Grosso deu início, na quarta-feira (15.1), ao 1º Encontro Pedagógico do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e ao Curso de Prevenção e Enfrentamento ao Agressor Ativo (CPEAA), em parceria com a 20ª Companhia Independente de Força Tática, em Cuiabá. As ações têm como finalidade capacitar instrutores do Proerd com as técnicas adequadas ao enfrentamento de agressões ativas, além de proporcionar atualização pedagógica, essencial no contexto de segurança pública.

O treinamento ocorre na modalidade de simulação policial, com cenários que replicam situações de risco em escolas, a fim de proporcionar aos policiais uma experiência direta no gerenciamento de crises e na tomada de decisões rápidas. Durante o exercício, os participantes vivenciam cenários dinâmicos e complexos, que exigem habilidades de comunicação, coordenação e uso de táticas específicas de enfrentamento.

O coordenador do Proerd em Mato Grosso, tenente-coronel PM Darwin Salgado Germano, ressaltou que a simulação é parte essencial do curso, que visa aprimorar as respostas da polícia em eventos que envolvem agressões dentro de unidades escolares, garantindo a segurança de alunos e educadores.

“A fase prática do curso é fundamental para que nossos policiais estejam preparados para agir de maneira eficiente em situações extremas, como as que ocorrem em ambientes escolares. A parceria com as Secretarias de Educação reforça nosso compromisso com a segurança dentro das escolas, criando um ambiente mais seguro para a educação no Estado”, afirmou.

O curso também integra a atuação dos policiais do Proerd, que, além de atuar diretamente na prevenção de violência nas escolas, também treinam outros policiais para a abordagem de situações de risco. “Essa formação busca a construção de um modelo de segurança pública colaborativa e eficiente, com ênfase no desenvolvimento de estratégias preventivas e de enfrentamento a crises”, completou.

 

Autor: Polícia Militar - MT

Mais notícias

Sortudo que ganhou R$ 905 milhões em loteria já passou por 25 penitenciárias
Peão morre depois de ser pisoteado por boi em rodeio. Veja vídeo
Quatro foragidos da Justiça são presos com auxílio de tecnologia de reconhecimento facial do Vigia Mais MT
Itanhangá: Marvel ‘A’ é a grande campeã do Campeonato Municipal de Bocha
Itanhangá será palco para a 6ª edição da BANFEST
Itanhangá: Homem cai em buraco na MT 242 e Polícia Militar constata mandato de prisão em aberto
Decreto do governo ‘obrigará’ brasileiros a comprarem novas televisões
Itanhangá: Homem briga com a esposa, faz chamada de vídeo e comete suicídio
Novo bioinsumo desenvolvido pela Embrapa promete revolucionar o manejo de pastagens no Brasil
Itanhangá: Mesmo com diversas passagens criminais, homem continua solto e com tornozeleira desligada
ALMT prepara extensa programação para comemorar os 190 anos de história
Itanhangá: Secretaria De Educação realiza evento de capacitação e formação de profissionais da educação. Vídeo