Polícia Civil resgata galos utilizados em rinhas e prende proprietário das aves por maus-tratos

Crédito: Divulgação

Dez galos utilizados em rinhas, que eram mantidos em condições inadequadas e submetidos a maus-tratos, foram resgatados pela Polícia Civil, nesta sexta-feira (4.4), em ação realizada pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema). O proprietário dos animais, de 32 anos, foi autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos de animais, caracterizado pela prática de rinhas, previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais.

As diligências iniciaram após os policiais da Dema receberem uma denúncia de que em uma residência no bairro Parque do Lago, em Várzea Grande, dez galos eram mantidos engaiolados, em espaços exíguos, com características de preparação para rinhas, evidenciado pelo corte das esporas, em alguns exemplares.

Com base na denúncia, os policiais da Dema foram até o local, onde constataram a veracidade dos fatos. As aves estavam na casa, em gaiolas de metal inadequadas para manutenção dos animais.

No local, ficou caracterizado o funcionamento das rinhas de galo, sendo  apreendidas cinco gaiolas, quatro colchões vermelhos, utilizados como área de combate, um timer característico para cronometragem de rinhas, além de apetrechos como luvas, tesouras e medicamentos, utilizados para preparação dos animais para os combates.

As aves que estavam na residência foram resgatadas e serão encaminhadas para uma casa de reabilitação de dependentes químicos, onde viverão soltas na área da clínica. O suspeito foi conduzido à Dema, onde foi interrogado pelo delegado Guilherme Pompeo e autuado em flagrante pelo crime de maus-tratos de animais.

 

Autor: Polícia Civil - MT

Mais notícias

Macacos são capazes de brincar de ‘faz de conta’, diz pesquisa
Rotam apreende 104 tabletes de maconha e prende dupla em flagrante por tráfico de drogas
Dois caminhoneiros morrem em colisão entre carretas na BR-364
Idoso passa mão nas partes íntimas de neta de 13 anos
Itanhangá: A Saúde pública é novamente destaque a nível de estado no quesito imunização
Tapurah: Foragido por homicídio de três da mesma família é preso pela Polícia Civil
STJ reconhece validade plena de assinatura digital do Gov.br e dispensa reconhecimento de firma
STF autoriza indígenas Cinta Larga a promoverem exploração mineral em suas terras
Classificador Legal reforça segurança na comercialização de grãos em Mato Grosso
Uso de canetas emagrecedoras acende alerta após casos de pancreatite no Brasil e no exterior
Operação apreende 44 quilos de drogas e causa prejuízo de R$ 1,2 milhão a facção criminosa
Homem é morto a tiros e Polícia Civil identifica suspeito ligado a facção criminosa