Polícia apreende caminhões de madeira ilegal e desvenda tática criminosa em Mato Grosso

Crédito: Divulgação

Dois caminhões carregados com 21 toras de madeira foram apreendidos pela Polícia Civil, na sexta-feira (13.6), durante mais uma ação da Operação Cadeia Sustentável, deflagrada pela Delegacia Especializada de Meio Ambiente (Dema) com apoio da equipe da Delegacia de Juína, para combater o desmatamento ilegal no município e região.

O grupo criminoso envolvido com a extração ilegal de madeira de uma reserva ecológica da região chegou a atear fogo em uma ponte de madeira para evitar que um terceiro caminhão fosse apreendido.

Três pessoas que faziam o transporte ilegal da carga foram encaminhadas à Delegacia de Juína e autuadas em flagrante por crime de desmatamento e transporte ilegal de madeira.

Nesta fase, os policiais da Dema montaram barreira na estrada de chão da Linha 5, que liga o distrito Filadélfia a Juína, após receberem informações de que havia alguns caminhões toreiros na região de uma reserva ecológica, extraindo madeira e que viriam até a cidade para abastecer algumas madeireiras.

Durante a ação, os policiais abordaram três caminhões carregados com toras de madeira, sem a devida documentação, sendo um caminhão Volvo e dois Mercedez.

Durante a abordagem, foi realizado o procedimento padrão e informado sobre a irregularidade no transporte de madeira, sendo informado que os caminhões seriam apreendidos e os condutores conduzidos para prestar esclarecimentos.

Durante o trajeto para delegacia, os conduzidos montaram um plano de fuga, simulando um problema mecânico em um dos caminhões, enquanto um dos motoristas que eram conduzidos fugiu pela mata. Enquanto os policiais realizavam buscas pelo suspeito, foi executada a estratégia para retirada do caminhão, que supostamente estava em pane do local.

Durante a tentativa de resgate do caminhão, o motorista chegou a jogar o veículo contra os policiais, porém acabou detido, após o pneu furar.

Ainda durante as diligências, outros criminosos envolvidos na extração ilegal de madeira tentaram atear fogo em uma ponte de madeira que dá acesso à região, com o fim de impossibilitar o trabalho policial.

Diante dos fatos, dois caminhões foram apreendidos e os três suspeitos, que atuavam como motoristas, conduzidos à Delegacia de Juína, onde foram autuados em flagrante por crime ambiental.

As investigações seguem em andamento para identificação e responsabilização de outros envolvidos no crime.

Cadeia Sustentável

A operação foi deflagrada em Juína no último dia 05 de junho, com foco na fiscalização ambiental no município de Juína. Na primeira ação, os trabalhos resultaram na apreensão de grandes volumes de madeira de origem ilegal, além da condução de cinco pessoas e apreensão de veículos utilizados no transporte clandestino.

As apreensões ocorreram com o apoio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), que foram acionadas para realizar a medição da madeira e os procedimentos técnicos periciais.

Os veículos apreendidos foram encaminhados ao pátio do Ibama no município de Juína.

Autor: Polícia Civil - MT

Mais notícias

Itanhangá: Defensoria Pública e Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram mutirão de cidadania
Estado flexibiliza regras e permite professores fazerem parte da hora atividade em casa
Paciente nos EUA morre com bactéria da “Grande Peste” da Idade Média
Ação da PRF resulta na apreensão de mais de 200 kg de drogas
Agrosolidário é apoio ao trabalho da Pastoral da Criança em Ipiranga do Norte
AL aprova redução do Fethab para abate de fêmeas e Famato celebra conquista para a pecuária de MT
Itanhangá: Acidente na MT 338 deixa dois feridos e quatro pessoas mortas
ALMT registra momento inédito com três mulheres no parlamento
‘Pulmão de pipoca’: entenda a doença sem cura e sua relação com cigarros eletrônicos
Homem é sequestrado pelo ex da namorada e morto dentro de Amarok
PRF apreende mais de 30 mil produtos sem nota fiscal em ônibus
Polícia Civil descobre esquema de “aluguel de tornozelo” entre bandidos