PGE emite parecer favorável a funcionamento de fazendas em área indígena em discussão no Nortão

Crédito: Reprodução

A Procuradoria Geral do Estado (PGE-MT) emitiu um parecer favorável à emissão da Autorização Provisória de Funcionamento (APF) para imóveis rurais que se encontram sobre o perímetro de discussão da terra indígena Menku, situada no município de Brasnorte . A informação foi divulgada pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato).

O pedido, apresentado pela Famato juntamente com a Associação dos Produtores Rurais Unidos de Brasnorte (Aprub) e a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), focaliza a emissão de APFs em imóveis rurais lindeiros ou localizados na área de expansão da referida terra indígena.

“A reconsideração do parecer da PGE, que inicialmente abordava a emissão de APFs em áreas sob discussão de delimitação e ampliação da terra indígena Menku em Brasnorte, representa uma vitória significativa para as entidades envolvidas. Essa revisão possibilita a emissão de APFs para imóveis que incidem sobre essas áreas, proporcionando aos produtores rurais o acesso a créditos e a segurança para produzir em conformidade com seus direitos dentro de suas propriedades”, informou a Famato.

Com uma área delimitada de 45,24 mil hectares, a terra indígena Menku abriga, conforme dados de 2022 do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), 129 propriedades rurais cuja principal fonte de sustento é a atividade agropecuária, segundo a Famato. A entidade aponta que a liberação das Autorizações Provisórias de Funcionamento “não apenas alivia as preocupações dos produtores rurais, mas também fortalece a perspectiva de desenvolvimento sustentável na região, equilibrando as necessidades agrícolas com as questões ambientais e indígenas em Mato Grosso”.

No ano passado, conforme Só Notícias já informou, o Ministério Público Federal (MPF) apresentou à Justiça Federal pedido para suspender os efeitos de decisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública que desaprovou a delimitação da Terra Indígena Menkü. Na petição, formulada em ação civil pública, o MPF solicitou que a Justiça determinasse a emissão de outra decisão no lugar do despacho questionado para “assegurar o respeito à Constituição, a entendimentos do Supremo Tribunal Federal (STF) e a decisões judiciais já proferidas no caso”.

Segundo o MPF, a Terra Indígena Menkü foi delimitada ainda na década de 1970, pelo próprio fazendeiro vizinho à região. “Não houve qualquer estudo técnico, científico ou antropológico à época. Por ter sido feito em desacordo com a legislação atual, o procedimento passava por revisão para considerar a área de ocupação tradicional dos indígenas, análises demográficas, pareceres antropológicos, entre outros estudos”, apontou a Procuradoria, na época.

Conforme o MPF, uma decisão do Ministério da Justiça – assinada em novembro de 2022 por Anderson Torres, então ministro – paralisou o processo, sob a alegação de suposta decadência do direito de revisão da demarcação por transcurso de prazo. Além disso, o Ministério citou como precedente o entendimento do STF no caso Raposa Serra do Sol, que impediria a ampliação da área tendo em vista que os indígenas não a ocupavam no momento da promulgação da Constituição de 1988.

Autor: Só Notícias

Mais notícias

Homem mata a irmã após se irritar com música alta de madrugada
Homem é encontrado morto em avançado estado de decomposição
Itanhangá: Prefeitura alerta para golpes via e-mail e passa orietações para a população
Carreta pega fogo após colisão com outra e motorista morre carbonizado
Brasil descobre estoque “infinito” de “ouro azul”, atrai o mundo e garante o futuro das baterias
Fiscalização da Sefaz apreende mercadorias avaliadas em mais de R$ 2,4 milhões
Gergelim ganha espaço e se consolida como segunda opção de safra em Mato Grosso
Por que não montamos em zebras como fazemos com burros e cavalos?
Pintor de 50 anos morre após cair de escada durante trabalho
PM desarticula ponto de distribuição de drogas do Comando Vermelho
Criminosos de Mato Grosso usam drone com granada para tentar matar produtor rural
Itanhangá: População se revolta após fechamento do transbordo do lixão