Pesquisadores utilizam técnica para avaliar sintomas de doença na soja

Crédito: Divulgação

Pesquisadores da Embrapa e da Unemat identificaram as características de reflectância de plantas de soja sadias e infestadas pelo nematoide Aphelenchoides besseyi, causador da doença da haste verde, também conhecida como “soja louca II”. A discriminação da assinatura espectral das plantas com sintomas é um primeiro passo para a produção de um sensor que poderá auxiliar o manejo das lavouras

No trabalho feito na Embrapa Agrossilvipastoril em Sinop, plantas de soja em vasos foram inoculadas com diferentes populações do nematoide causador da doença. Usando a técnica da espectroradiometria, foram analisadas as características de reflectância (proporção entre o fluxo de radiação eletromagnética incidente numa superfície e o fluxo que é refletido) dos diferentes grupos de plantas.

“Obtivemos assinaturas das plantas sadias e das plantas infestadas com diferentes intensidades populacionais desse nematoide. Essas assinaturas, ou esses registros nas folhas, são apresentados na forma de faixas”, explicou a pesquisadora Valéria Faleiro, através da assessoria.

De acordo com a pesquisadora, este foi o primeiro passo em um trabalho de afinamento da tecnologia para futuramente se chegar a um sensor que possa ser usado nas lavouras de soja. “Essa metodologia vai contribuir de modo a acelerar o monitoramento no campo. Tornando mais ágil o processo de identificação de áreas infestadas pelo nematoide. Contribuindo assim para a melhoria do manejo”, prevê.

A continuidade da pesquisa depende agora da aprovação de um novo projeto, que permitirá novos testes em casa de vegetação e a validação em lavouras no campo.

Fonte: Só Notícias

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Jornalistas conhecem dados que mostram sustentabilidade da agricultura

Crise energética barra expansão da área irrigada em MT

Aprosoja-MT alerta agricultores para que fiquem atentos à notificação do CAR Digital

Sicredi disponibiliza R$ 66,5 bilhões no Plano Safra 2024/2025

Silo bolsa é opção para fugir de gargalo de armazenagem

Imea projeta aumento na colheita da segunda safra do milho em MT