Operações integradas das forças de segurança aumentam 32%

Crédito: Reprodução

As ações do programa Tolerância Zero ampliaram 32% as operações integradas em Mato Grosso, realizadas a partir de ordens da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), entre janeiro e julho deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024.

Conforme dados da Secretaria Adjunta de Integração Operacional (Saiop), responsável pelo planejamento e ordenamento das ações, nos setes meses deste ano foram deflagradas 178 operações, contra 134 realizadas no mesmo período do ano passado.

As operações integradas fazem parte de um planejamento de monitoramento de índices criminais e são deflagradas pela Secretaria de Segurança em regiões e municípios de forma estratégica no combate ao aumento da criminalidade, independentemente das operações desencadeadas pelas polícias Civil e Militar.

O secretário adjunto de Integração Operacional (Saiop), coronel PM Fernando Augustinho, destacou que o programa Tolerância Zero ampliou o número de operações integradas em todo estado e vem contribuindo para redução expressiva dos índices criminais em diferentes modalidades.

baculejo-pm.jpg

“Os investimentos vindos do Tolerância Zero permitiram que os policiais civis e militares trabalhassem juntos em prol da população, não só nas ações preventivas, mas nas ostensivas de enfrentamento à violência e às facções criminosas. Foram realizadas ações integradas entre forças estaduais e federais nas 15 regionais de Mato Grosso e isso reflete na redução dos índices criminais”, ressaltou.

O balanço do programa mostrou que nos primeiros sete meses o Tolerância Zero reduziu os principais indicadores criminais como roubo, furto, latrocínio e homicídios de dezembro de 2024 a junho de 2025.

Dentre as reduções estão: queda de 28% nos homicídios, de 535 para 385; redução de 37% nos roubos em geral, de 2.655 para 1.673; queda de 36% no índice de roubos de veículos, indo de 482 para 309.

As operações integradas, dentre elas Operação Vitae, Bairro Seguro, Metrópole Segura, Sonora e Olhos de Águia, são exemplos de força-tarefa que unem homens da Polícia Militar, Polícia Civil, Politec, Corpo de Bombeiros, além do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), com apoio de forças federais e municipais de segurança e são levadas aos 142 municípios do Estado.

Autor: Folha Max

Mais notícias

Itanhangá: APAE Florescer cancela edital de convocação
Ladrões enganam moradora ao pedirem água, invadem casa e levam dinheiro
Polícia Civil cumpre mandado de apreensão de menor por divulgar venda de drogas em rede social
Itanhangá: Mais de R$ 100 mil investidos em equipamentos e EPI’s para servidores da Secretaria de Saúde. Vídeo
Comissão Especial da Assembleia inicia debates para enfrentar feminicídios em MT
Pesquisas brasileiras avançam no diagnóstico de Alzheimer
Itanhangá:Amanhã sábado, dia 18, é dia “D” de vacinação
Aprosoja MT alerta que atraso nas chuvas pode prejudicar o andamento da safra 25/26 de soja
Vazamento de metano sob oceano Antártico gera alerta global
Aluno descobre que dono de autoescola tirou fotos dele, fez dívida em seu nome e até transferiu carro
PM detém faccionados e fecha local usado para adulteração de bebidas
Nova Maringá: Polícia Civil cumpre buscas em investigação de divulgação indevida de imagens de jovem de 21 anos