Operação da DEMA e SEMA apreende 2,8 mil unidades de iscas vivas

Crédito: Divulgação

Operação realizada em Cuiabá e Santo Antônio de Leverger nesta quinta-feira (26.6) apreendeu 2,8 unidades de iscas vivas, carnes de caça, minhocuçu, pescado e petrecho proibido para pesca. As multas aplicadas pelas infrações ambientais totalizaram R$ 44,1 mil.

A operação Iscas Vivas foi coordenada por uma equipe da Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna e Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), com apoio da Polícia Militar, que realizou várias vistorias simultâneas em estabelecimentos comerciais, barracas e residências.

Entre as iscas vivas foram encontradas 2 mil unidades de tuvira, 600 de jeju e 200 de muçum. Também foram apreendidos 32 quilos de minhocuçu, que estavam armazenados em pacotes e caixas plásticas, 3,5 litros de minhocuçu armazenados em barraca à margem da rodovia, 7,2 quilos de pacu e pacupeva abaixo da medida permitida e sem documentação e 1 tarrafa.

A equipe também apreendeu carne de animal silvestre, sendo 19 quilos de porco-do-mato, 1 jabuti e diversos caranguejos mortos encontrados em condições inadequadas, além de celulares e documentos relacionados ao comércio ilegal de fauna para apuração investigativa.

A operação teve o objetivo de coibir a captura, armazenamento e comercialização ilegal de iscas vivas e produtos da fauna silvestre, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605/98.

Ocorrências

Foram registradas ocorrências relacionadas a comércio de iscas vivas sem autorização ou documentação de origem, transporte e depósito de animal silvestre – minhocuçu; captura e armazenamento ilegal de pescado e carne de animais silvestres e descumprimento da legislação ambiental vigente.

Foram lavrados 6 autos de infração pela Sema-MT e o material apreendido foi enviado à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para pesagem e avalição. Os suspeitos foram conduzidos para a Dema.

Autor: Polícia Civil - MT

Mais notícias

Itanhangá: Defensoria Pública e Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram mutirão de cidadania
Estado flexibiliza regras e permite professores fazerem parte da hora atividade em casa
Paciente nos EUA morre com bactéria da “Grande Peste” da Idade Média
Ação da PRF resulta na apreensão de mais de 200 kg de drogas
Agrosolidário é apoio ao trabalho da Pastoral da Criança em Ipiranga do Norte
AL aprova redução do Fethab para abate de fêmeas e Famato celebra conquista para a pecuária de MT
Itanhangá: Acidente na MT 338 deixa dois feridos e quatro pessoas mortas
ALMT registra momento inédito com três mulheres no parlamento
‘Pulmão de pipoca’: entenda a doença sem cura e sua relação com cigarros eletrônicos
Homem é sequestrado pelo ex da namorada e morto dentro de Amarok
PRF apreende mais de 30 mil produtos sem nota fiscal em ônibus
Polícia Civil descobre esquema de “aluguel de tornozelo” entre bandidos