Operação da DEMA e SEMA apreende 2,8 mil unidades de iscas vivas

Crédito: Divulgação

Operação realizada em Cuiabá e Santo Antônio de Leverger nesta quinta-feira (26.6) apreendeu 2,8 unidades de iscas vivas, carnes de caça, minhocuçu, pescado e petrecho proibido para pesca. As multas aplicadas pelas infrações ambientais totalizaram R$ 44,1 mil.

A operação Iscas Vivas foi coordenada por uma equipe da Secretária de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), por meio da Coordenadoria de Fiscalização de Fauna e Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), com apoio da Polícia Militar, que realizou várias vistorias simultâneas em estabelecimentos comerciais, barracas e residências.

Entre as iscas vivas foram encontradas 2 mil unidades de tuvira, 600 de jeju e 200 de muçum. Também foram apreendidos 32 quilos de minhocuçu, que estavam armazenados em pacotes e caixas plásticas, 3,5 litros de minhocuçu armazenados em barraca à margem da rodovia, 7,2 quilos de pacu e pacupeva abaixo da medida permitida e sem documentação e 1 tarrafa.

A equipe também apreendeu carne de animal silvestre, sendo 19 quilos de porco-do-mato, 1 jabuti e diversos caranguejos mortos encontrados em condições inadequadas, além de celulares e documentos relacionados ao comércio ilegal de fauna para apuração investigativa.

A operação teve o objetivo de coibir a captura, armazenamento e comercialização ilegal de iscas vivas e produtos da fauna silvestre, conforme previsto na Lei Federal nº 9.605/98.

Ocorrências

Foram registradas ocorrências relacionadas a comércio de iscas vivas sem autorização ou documentação de origem, transporte e depósito de animal silvestre – minhocuçu; captura e armazenamento ilegal de pescado e carne de animais silvestres e descumprimento da legislação ambiental vigente.

Foram lavrados 6 autos de infração pela Sema-MT e o material apreendido foi enviado à Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) para pesagem e avalição. Os suspeitos foram conduzidos para a Dema.

Autor: Polícia Civil - MT

Mais notícias

Arqueólogos descobrem cidade submersa de mais de 3 mil anos
Sema aplica R$ 400 mil em multas por extração ilegal de minérios no norte de MT
PRF apreende mais de 41 kg de maconha e prende casal
Caminhoneiro morre após carreta cair de ponte
Itanhangá: Secretaria De saúde libera vacinação contra gripe para toda a população
Porto: Trabalhador morre após caminhonete ser atingida por avião em fazenda
ANVISA suspende preservativos sabor pequi após denúncias de mau cheiro e confusão em motéis
Menor que matou família no RJ viria a MT matar os pais da namorada
Começou o período proibitivo de queimadas em Mato Grosso
Advogado de ‘inocente’ executado em câmara de gás diz que últimas palavras do condenado ainda o assombram
Concessão de Rodovias entre Juara e Ana Terra (Tapurah) é homologada e anunciada em Diário Oficial
Mato Grosso tem a 2ª maior taxa de migrantes do país em relação à população total, aponta IBGE