Nortão se destaca com maior produtor regional de leite no Estado

Crédito: Divilgação

O Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (IMEA) informou, ontem, que com baixa oferta de leite no Estado, o índice de captação de leite do instituto registrou decréscimo de 9,27% em agosto e apresentou o menor valor da série histórica. Com oferta restrita de leite, as exportações brasileiras de produtos lácteos seguem em queda, com decréscimo mensal de 2,91% em agosto.

Há poucos dias, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou os dados da captação de leite no segundo trimestre deste ano que foi de 107,17 milhões de litros, o que significa um recuo de 15,96% em relação ao primeiro trimestre de 2021. O recuo na captação é sazonalmente comum nesta época do ano, visto que no mês de março se inicia o período de entressafra da cadeia leiteira (com final em setembro). “Porém, notouse que o volume captado no segundo trimestre é 8,87% menor que o captado no mesmo período do ano passado. Diante disso, foi visto que, além dos fatores climáticos, a queda na captação apresentou outros fatores balizadores, como a saída de produtores da atividade e a baixa demanda por lácteos. Para o terceiro trimestre, a captação de leite no Estado deve apresentar nova queda, de modo que os fatores citados ainda são visíveis no atual cenário

Referentes a pecuária de leite em 2020, o IBGE informa que Mato Grosso produziu 618,00 milhões de litros. A produção total de leite ano passado apresentou decréscimo de 4,10%, em relação ao ano anterior. Na análise regional, apenas as regiões Sudeste e Médio-Norte apresentaram aumento no volume de leite produzido, com acréscimos de 3,26% e 1,28%, respectivamente.

Já o Nortão se destacou como maior produtor (135,13 mil litros), apesar do recuo de 2,02% em comparação ao ano anterior. Entre as demais macrorregiões, vale destacar a significativa baixa de produção da região Oeste (12,25%), visto que foi a maior produtora de leite do ano de 2019. A queda de produção observada na região oeste está pautada por uma maior evasão de produtores da atividade, o que é reflexo do aumento do custo de produção. O cenário de desestímulo à produção de leite também abrangeu outras regiões do Estado em 2020, além do baixo volume de chuvas do último trimestre do ano passado, conclui o instituto.

Autor: Só Notícias

Mais notícias

Novo tipo de painel solar pode gerar mais energia do que o comum e ocupar menos espaço
Filha mata mãe a facadas após ela tentar cortar o cabelo da neta
Itanhangá: Em patrulhamento pelas ruas da cidade, Polícia Militar prende homem com mandato em aberto
Maníaco tenta obrigar ex-esposa grávida a transar com outra mulher
Assembleia 2026 da Sicredi Ouro Verde MT será realizada no dia 18 de fevereiro
Câmeras registram momento de explosão de pneu que matou homem de 43 anos. Veja Vídeo
Vírus com 70% de letalidade está contaminando e pode virar a nova pandemia mundial
PRF apreende grande quantidade de mercadorias contrabandeadas em ação na BR-163
Sojicultores de MT têm até 15 de fevereiro para cadastrar área no Indea
Proteína do câncer pode proteger contra o Alzheimer, sugere estudo
Trabalhador morre após explosão de pneu em fazenda
Quatro distribuidoras são interditadas durante operação