Mundo precisa de mais um ‘Brasil’ em terras agrícolas na próxima década

Crédito: Reprodução

O mundo precisará de um Brasil em novas terras agricultáveis até o fim da década para garantir o abastecimento de alimentos e combustíveis renováveis. Em números absolutos, significa entre 70 milhões e 80 milhões de hectares, disse Nelson Ferreira, sócio sênior da Mckinsey, durante Congresso da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag).

A empresa desenhou três cenários diferentes para chegar a este número. No mais favorável, apenas 30 milhões de hectares seriam necessários para o crescimento da produção para atender a demanda; no pior, 100 milhões de hectares. “A diferença depende de quantos extremos climáticos teremos até o fim da terra e com que intensidade”, disse o exectivo.

A pesquisa fez um levantamento do número de terras agricultáveis desde 1930, que mostrou que o mundo tem conseguido expandir as lavouras mas, no passado, isso acontecia em cima de florestas e agora é preciso mudar. “O mundo, não só o Brasil, tem que acelerar a recuperação de 100 milhões de hectares em áreas degradadas. A nossa sorte é que o Brasil está na vanguarda dessa iniciativa.”

“A revolução que aconteceu no Cerrado há algumas décadas, com recuperação de terras, precisará se expandir e precisamos mostrar isso ao mundo”, completou Ferreira.

Outras tecnologias de campo que o Brasil é protagonista e precisa mostrar ao mundo são a implementação de culturas energéticas, plantio direto, rotação de culturas, expansão do uso de bioinsumos, bioestimulantes e biofertilizantes. “Outros países têm incentivado agora o plantio direto como forma de monetizar créditos de carbono. Usamos essa técnica há tempos que não conseguimos nem criar metas para avançar e monetizar isso.”

A pesquisa da Mckinsey não foi fornecida inteiramente no Congresso.

Fonte: Globo Rural

Vídeo(s) da notícia

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Chuvas este mês e outubro em MT devem ficar abaixo da média e plantio de soja pode atrasar

Indea confirma caso de raiva bovina em Mato Grosso

MT terá a primeira indústria de refino de óleo vegetal de algodão

Produtor com floresta plantada para fim comercial precisa se cadastrar no Indea

Mato Grosso tem mais de 31,5 milhões de bovinos, segundo relatório do Indea

Fogo: inimigo da rentabilidade, afirma gestor de Sustentabilidade da Aprosoja-MT