Multas por uso irregular de agrotóxico em Mato Grosso chegam a R$ 5,5 milhões

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Crédito: Divulgação

O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (INDEA) divulgou balanço apontando que fiscalizou cerca de 6 mil fazendas e estabelecimentos comerciais para verificar o uso, armazenamento e descarte de embalagens vazias de agrotóxicos. Desse total, foram aplicados 126 autos de infração, que resultaram em R$ 5,5 milhões em multas ou 28,3 mil Unidade de Padrão Fiscal (UPF).

As irregularidades correspondem a 1,8% dos pontos fiscalizados, a maioria por trânsito de agrotóxicos sem documentação, disposição inadequada das embalagens vazias de agrotóxicos, prestação de serviço na aplicação, tratamento ou no armazenamento de agrotóxicos sem estar devidamente registrado junto ao INDEA.

Foi constatada a utilização de produtos sem respeitar as condições de segurança para a proteção da saúde humana e do meio ambiente. Nessas vistorias, os fiscais avaliaram nas propriedades rurais as áreas de experimentos com agrotóxicos, hortas e cinturões verdes, hidroponias e outros locais de produção de hortaliças.

Nas revendas, os fiscais verificaram se o estabelecimento tem condições de armazenar adequadamente os produtos e se a estrutura do armazém atende ao disposto na legislação; também checou o registro. As empresas têm a obrigação de reportar informações de comercialização no Sistema de Defesa Vegetal e se os produtos estão dentro do prazo de validade.

Fonte: INDEA _ MT

Mais notícias

energiaaaa

Energisa e Aprosoja fazem alerta sobre segurança a produtores em Mato Grosso

confinamento

Pecuaristas começam o confinamento dos bois em MT

aftosa

Mapa suspende vacinação da febre aftosa em Mato Grosso a partir de novembro

fertili

Setores ligados a fertilizantes pedem incentivos para diminuir importações

copolla

Tapurah: Caio Copolla fará palestra hoje, 27/04 no Circuito Aprosoja

porqui

Projeto que autoriza caça esportiva em MT tem objetivo do controlar invasões de porcos selvagens em lavouras

%d blogueiros gostam disto: