Dicas, receitas, informações e entretenimento.

Mulher ouve barulho dentro da cabeça e descobre aranha viva no ouvido

Compartilhe nas redes sociais

Sentindo algo se movendo dentro de sua cabeça, uma mulher de 64 anos de Taiwan decidiu procurar um médico especialista. Quatro dias depois, ao escutar cliques e movimentos mais intensos, a paciente, que não foi identificada, descobriu a origem do incômodo: uma pequena aranha estava vivendo dentro de seu ouvido.

“Ela não sentiu dor porque o aracnídeo era muito pequeno. Tinha apenas 2 ou 3 milímetros”, explica o médico Tengchin Wang, coautor do relato de caso publicado na revista científica New England Journal of Medicine no último sábado (21/10).

A aranha viveu no ouvido da mulher tempo o suficiente para trocar de exoesqueleto, que também permaneceu no canal auditivo. Wang destaca que já tinha visto formigas, mariposas, baratas e mosquitos dentro dos ouvidos de pacientes antes, mas nunca uma aranha que tivesse se transformado.

Aranha no ouvido é comum?
Segundo os autores do artigo, encontrar um inseto dentro do ouvido é uma situação rara, mas longe de ser inédita.

Em agosto deste ano, por exemplo, a residente de medicina Paula Avalos, da Colômbia, retirou uma barata morta de dentro do ouvido de uma paciente e o vídeo da extração viralizou. Em entrevista ao jornal o La Prensa, Paula conta que a mulher chegou ao hospital com uma forte dor, iniciada sem motivo aparente.

O que causa incômodo nesses casos é o fato de o inseto buscar um caminho para sair: porém, ele fica preso nos ductos e acaba arranhando o tímpano. Em geral, os animais entram no ouvido durante o sono.

Em caso de suspeita, o que fazer?
Aqueles que suspeitam de inseto no ouvido jamais devem enfiar o dedo para tentar removê-lo, pois há risco de ser picado. Também não é recomendado manusear por conta própria instrumentos, como pinça ou agulha, pois eles podem danificar o tímpano. O ideal é procurar um profissional de saúde para fazer a extração com segurança.

Uma opção, segundo os médicos do caso, é colocar óleo vegetal, azeite ou óleo de bebê no ouvido para afogar o inseto ou ajudá-lo a escapar. Eles sugerem ainda inclinar a orelha e chacoalhar a cabeça para que o bicho saia sozinho. Porém, colocar qualquer líquido dentro do ouvido é perigoso, principalmente por conta própria.

Fonte: Metrópoles

Mais posts

Gostaria de divulgar seu evento no ITA Notícias?

Clique no botão abaixo e saiba como.