MT é o 5º estado do país em ranking de denúncias de abuso sexual contra meninas

Crédito:

Mato Grosso é o 5º estado do país com o maior número de denúncias de abuso sexual contra meninas, segundo estudo realizada pela Fundação Abrinq. O levantamento leva em conta dados colhidos em 2015. Ao todo, nesse ano, quase 75% das denúncias feitas no disque 100 eram contra meninas. O número representa um total de 328 denúncias, de acordo com os dados da instituição.

O número de denúncias envolvendo vítimas femininas no estado é maior que a média nacional, de 68,4%. No Centro-Oeste esse número também é maior. No total, 74,4% das denúncias envolvem vítimas meninas.

No Brasil, o estado de Roraima lidera o ranking com 85,7% de denúncias de abuso sexual contra meninas. Em seguida aprecem os estados do Acre (78,9%), Pará (76,3%) e Goiás (75,8%).

Os números, segundo o levantamento, podem ser ainda maiores, pois “não obstante, sabe-se que eles representam parte do problema, já que muitas meninas e mulheres são coagidas a não registrarem qualquer denúncia”.

O estudo também relaciona o número de registro de exploração sexual, violência física e negligência. No primeiro quesito, Mato Grosso ocupa o 4º lugar, com 73,5% das denúncias de exploração sexual contra meninas. Roraima ocupa o primeiro lugar com 100%.

Em contraponto, as denúncias envolvendo meninos são menores. Em Mato Grosso, cerca de 10% das vítimas das denúncias são meninos. Nos outros quesitos, os números também são menos expressivos. São 4,2% de denúncias de exploração sexual envolvendo vítimas masculinas.

Os dados fazem parte do relatório divulgado “A Criança e o Adolescente nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)” divulgado pela Fundação Abrinq.

O estudo é usado para embasar a chamada Agenda 2030, na qual o governo assume perante a Organização das Nações Unidas (ONU) metas para erradicar problemas relacionados à infância e juventude. Entre os pontos estão: igualdade de gênero, erradicação da pobreza, fome zero, boa saúde e bem estar.

Fonte: G1

Mais notícias

Cattani cria projeto para anular leis que proíbem alunos de filmar professores

Itanhangá: Secretaria Municipal de Educação promove semana escolar de combate a violência contra a Mulher

Itanhangá: Secretaria de Saúde realiza ação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Bucal

CST da Causa Animal recebeu representantes de organizações de proteção animal

Itanhangá: Chuvas danificam ruas da cidade e estradas do interior. Fotos

Itanhangá: Secretaria De Saúde realiza o Programa Saúde na Escola (PSE)