MT-338, a Estrada da Baiana, está completamente pavimentada

A MT-338, popularmente conhecida como Estrada da Baiana, finalmente está 100% pavimentada. O trecho que conecta Juara à BR-163, no antigo Posto Pai João, próximo a Nova Mutum, foi concluído recentemente, encerrando décadas de espera dos moradores do Vale do Arinos.
O último segmento, com cerca de 90 km entre Tapurah e a BR-163, foi finalizado pelo governo do Estado de Mato Grosso, sob a gestão de Mauro Mendes.

A pavimentação foi um marco histórico para a região, que há anos dependia dessa estrada como o principal corredor rodoviário de entrada e saída, além das vias fluviais pelo Rio Arinos.

Com a conclusão desse trecho, não há mais necessidade de passar por Lucas do Rio Verde, para não pegar estrada de chão.

História da Estrada da Baiana

A estrada foi aberta, cascalhada e patrolada durante o governo de Júlio José de Campos, em 1982, que também construiu as pontes de concreto que a tornaram transitável. A pavimentação teve início no segundo mandato do governador Dante de Oliveira, avançou sob Blairo Maggi, que pavimentou até Novo Paraná, e foi concluída nos governos de Silval Barbosa e Mauro Mendes.

O nome “Estrada da Baiana” homenageia Rosalina de Jesus Maciel, conhecida como Lena Maciel, proprietária de um bar à beira da estrada próximo a Simione. Lena se tornou um símbolo de apoio aos viajantes, prestando assistência em casos de malária, muito comum na época, e ajudando a desbravar a região. Infelizmente, sua vida foi tragicamente interrompida por um assassinato, mas sua memória segue viva na história da rodovia.

Histórias de pioneirismo e superação

A Estrada da Baiana é repleta de histórias que mostram os desafios enfrentados pelos pioneiros da região. Antônio Canton, em entrevista ao Show de Notícias, relembrou um episódio em que um juarense, tentando chegar sozinho à capital Cuiabá, encontrou uma árvore tombada no caminho. Sem os equipamentos adequados, tentou queimá-la para liberar a passagem, mas precisou esperar vários dias até que outros viajantes, munidos de motosserras, o alcançassem e resolvessem o problema.

Hoje, com a pavimentação concluída, a MT-338 representa não só um avanço para a infraestrutura regional, mas também um marco de desenvolvimento e conectividade, impulsionando a economia e proporcionando maior segurança e comodidade aos que utilizam essa importante via.

O comunicador Jones Piloceli, popular Gauchinho, compôs uma música sobre a história da Estrada da Baiana e nos autorizou a publicação, veja na sequência.

Autor: Show De Notícias

Mais notícias

Polícia Civil recupera carga de produtos agropecuários e veículos furtados em empresa
Podridão de grãos em soja: preocupação para os produtores
Acidente fatal tira vida de criança de 8 anos na BR-163
Assassinos invadem casa de família, executam casal na frente do filho
Itanhangá: Mulher perde mais de R$ 50 mil ao cair em golpe da falsa plataforma de investimento
Itanhangá: Em ritmo lento começa a colheita da soja no município
Itanhangá: Homem agride esposa, machuca criança e é preso pela Polícia Militar
Assaltante de bancos mais perigoso do país e dois bandidos são mortos em confronto com a Polícia Milita
Iniciativa de sustentabilidade da Aprosoja MT é reconhecida pelo MAPA e beneficia produtores rurais
Menina de 16 anos morre em acidente de moto em Sinop
Menina de 7 anos morre afogada em piscina durante confraternização
Garupa morre após dupla tentar manobra de moto embaixo de máquina agrícola