Ao menos 5 túmulos foram violados, no cemitério de Souza Lima, em Várzea Grande, na madrugada de quinta-feira (21). Até o momento, não há informações sobre os suspeitos de terem cometido o crime. Restos mortais ficaram expostos.
Conforme apurado pela reportagem, as depredações aconteceram em um túmulo de cova e em outros 4 no estilo “gavetões”. Alguns dos túmulos estavam sem identificação e estima-se que os corpos já estavam enterrados há mais de 9 anos.
Agora, a administração do cemitério vai precisar fazer uma busca na documentação para identificá-los, bem como as famílias dos mortos.
Em um dos casos, o túmulo de cimento foi quebrado, o caixão retirado e também foi destruído. Não foi possível saber, até o momento, se algo foi levado.
A Polícia Civil confirmou o caso. Afirmou que funcionários comunicaram o crime. Alegaram ainda que o cemitério é invadido durante a noite para pessoas que realizam rituais.
Disseram ainda que já encontraram corações de animais, garrafas de bebidas e até anotações. O caso está sendo investigado pela 2º Delegacia de Polícia da cidade.
Outro lado
A Prefeitura de Várzea Grande foi procurada e encaminhou a seguinte nota:
Os Cemitérios Municipais de Várzea Grande são resguardados e tem pessoal monitorando o mesmo para eventuais reparos e limpeza;
Ocorre que nos últimos dias foi constatado no Distrito de Souza Lima a violação de túmulos que ocorreram em período noturno causando transtornos e principalmente dificuldades as famílias dos entes falecidos;
Diante dos fatos, a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana em comum acordo com outras pastas acionou a Guarda Municipal para promover rondas ostensivas em comum acordo outras forças policiais em busca de apurar os responsáveis pelo vandalismo.
Os órgãos municipais também analisam a possibilidade de reforço no pessoal responsável pela manutenção dos Cemitérios com maior vigilância, a possibilidade de vigilância on-line entre outras obras de contenção para evitar a atuação danosas de criminosos.