Mergulhador é resgatado após cinco dias preso em caverna submersa

Crédito: Reprodução

Um mergulhador de 40 anos foi encontrado com vida após passar cinco dias preso em uma caverna subaquática na província de Hunan, na China. Identificado apenas pelo sobrenome Wang, ele foi resgatado depois de 120 horas em uma câmara de ar, a cerca de nove metros de profundidade, com mais de 100 metros de extensão.

O incidente ocorreu no dia 20 de julho, perto da cidade de Furong, durante uma exploração em um rio. Wang, que praticava mergulho recreativo, perdeu o contato com a equipe durante o percurso e ficou preso sem qualquer forma de comunicação ou alimentação adequada. A história só ganhou repercussão nacional na China nesta semana, após o resgate bem-sucedido

As buscas mobilizaram equipes de resgate por cinco dias e cinco noites. Sonar subaquático chegou a ser usado, mas sem sucesso. Apenas após relatos de moradores sobre a existência de uma caverna submersa na área é que os socorristas passaram a investigar a região com mais precisão. Foi na segunda tentativa de uma equipe especializada da polícia de Guangxi Baise que o mergulhador foi finalmente localizado.

 

Segundo Wang Hong, capitão da Equipe de Resgate Shaoyang Blue Sky, o mergulhador usava um colete salva-vidas, o que permitiu que parte de seu corpo permanecesse flutuando dentro da câmara de ar. Ali, ele sobreviveu bebendo água potável disponível no local e comendo peixe cru. “Eu apenas persisti. Queria sobreviver. Queria viver”, declarou Wang após o resgate.

Na segunda incursão dos mergulhadores, os socorristas ouviram batidas fracas contra as pedras. Era Wang tentando fazer contato. Ele relatou que viu outros mergulhadores anteriormente, mas não conseguiu sinalizar a tempo. Com o oxigênio do tanque reduzido a apenas 4%, decidiu arriscar o último movimento: mergulhou da câmara de ar e utilizou a lanterna para chamar atenção da equipe de resgate, que já se preparava para

Após ser levado à superfície, Wang foi encaminhado à margem do rio. Apesar do tempo preso e da alimentação improvisada, sua saúde foi considerada boa. Segundo os profissionais que participaram da operação, a chance de resgate estava se esgotando. “Se ele não tivesse sinalizado naquele momento, talvez não estivéssemos aqui contando essa história”, afirmou um dos mergulhadores envolvidos.

Autor: Correio 24 Horas

Mais notícias

Governo de MT prorroga até 2028 benefício fiscal que isenta IPVA de veículos novos
INDEA leva conhecimento a alunos atraves do projeto “Do campo Ao Prato”. Vídeo
Câmara aprova projeto que endurece penas por pedofilia, mas corta pontos-chave
Sessão especial homenageia personalidades femininas do agronegócio
Itanhangá: APAE Florescer cancela edital de convocação
Ladrões enganam moradora ao pedirem água, invadem casa e levam dinheiro
Polícia Civil cumpre mandado de apreensão de menor por divulgar venda de drogas em rede social
Itanhangá: Mais de R$ 100 mil investidos em equipamentos e EPI’s para servidores da Secretaria de Saúde. Vídeo
Comissão Especial da Assembleia inicia debates para enfrentar feminicídios em MT
Pesquisas brasileiras avançam no diagnóstico de Alzheimer
Itanhangá:Amanhã sábado, dia 18, é dia “D” de vacinação
Aprosoja MT alerta que atraso nas chuvas pode prejudicar o andamento da safra 25/26 de soja