Mato Grosso se consolidou como o principal motor do crescimento no mercado de fertilizantes do Brasil. Segundo dados do Anuário da Cerveja 2025, o estado, que é o maior produtor de grãos e proteína animal do país, foi responsável por quase um quarto de todo o consumo nacional nos primeiros cinco meses do ano.
O estado consumiu 3,80 milhões de toneladas, o que representa 24% do total de fertilizantes entregues no mercado brasileiro no período.
A forte demanda mato-grossense impulsionou o consumo nacional, que teve um aumento de 11,4% em relação ao ano anterior, totalizando 15,83 milhões de toneladas.
A lista dos maiores consumidores ainda inclui Paraná, Goiás, São Paulo e Minas Gerais, mas com Mato Grosso na liderança isolada.
Para atender a essa demanda crescente, tanto a produção nacional quanto as importações registraram alta. A fabricação de fertilizantes intermediários no Brasil cresceu 11,4%, enquanto as importações tiveram um salto de 13,9%, totalizando 14,92 milhões de toneladas.
O Porto de Paranaguá, por onde entra a maior parte desses insumos, movimentou mais de 4 milhões de toneladas, reforçando a logística por trás da cadeia produtiva do agronegócio.