Mato Grosso firma parceria inédita com centro de pesquisa da China sobre gergelim

Crédito: Divulgação

O Instituto Mato-grossense de Feijão, Pulses, Colheitas Especiais e Irrigação (IMAFIR) firmou acordo de cooperação com o Centro de Pesquisa de Gergelim de Henan, ligado à Academia de Ciências Agrárias de Henan (HSRC-HAAS), na China, com colaboração estratégica para pesquisa, desenvolvimento e comercialização internacional do gergelim, com forte impacto para produtores mato-grossenses.

Entre as ações previstas estão os ensaios de adaptação de cultivares em ambos os países, a troca de sementes com características superiores, como resistência a doenças e precocidade, além da formação de grupos de trabalho bilaterais que irão acompanhar os testes e definir estratégias de melhoramento genético e práticas sustentáveis de cultivo. Pesquisadores brasileiros vão a China para treinamentos em melhoramento molecular, enquanto especialistas chineses conhecerão de perto as práticas de cultivo e colheita mecanizada em Mato Grosso, com visitas programadas à Embrapa Algodão e instituições locais.

Outro ponto é o desenvolvimento conjunto de 2 a 3 novas linhagens de gergelim, que serão testadas no Brasil com vistas à sua aprovação como novas variedades nacionais. Também será feita a introdução de cultivares chinesas no Brasil, com pedidos formais de teste de desempenho produtivo em campo.

O acordo visa aumentar a competitividade da indústria de gergelim brasileira e chinesa no mercado global, além de melhorar a qualidade genética das sementes e promover práticas agrícolas sustentáveis.

A parceira é resultado da participação de Mato Grosso na China International Import Expo (CIIE), uma das maiores feiras de importação do mundo, em novembro passado, onde o Estado apresentou seu potencial agrícola e fortaleceu laços comerciais com o mercado asiático. A missão liderada pelo governo de Mato Grosso em 2024 teve destaque internacional e o estande foi classificado em 7º lugar entre as 30 organizações estrangeiras mais influentes da CIIE, realizada de 5 a 10 de novembro de 2024, em Xangai.

De acordo com a secretária adjunta de Agronegócios, Crédito e Energia da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Linacis Vogel Lisboa, o acordo firmado entre o Imafir e pesquisadores chineses tem como pilares a troca de germoplasma, o desenvolvimento de novas variedades de gergelim adaptadas ao solo e clima brasileiros, além de promover intercâmbio técnico entre pesquisadores dos dois países.

“Mato Grosso é o maior produtor de gergelim brasileiro. A expectativa é fortalecer a cadeia produtiva desse pulse em nosso Estado, com ganhos em produtividade, sustentabilidade e qualidade do produto para o mercado internacional”, disse.

Nesta safra 2024/25, o estado deve produzir 219,3 mil toneladas de gergelim em uma área de 425 mil hectares. O Brasil deve obter uma produção de 332,8 mil toneladas do grão especial em uma área total de 660 mil hectares. Os dados são do 6º Levantamento da Safra 2024/2025 da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Autor: Só Notícias

Mais notícias

Brasnorte: Motorista morto em acidente na MT-170 era procurado da Justiça por matar esposa a facadas
Itanhangá: Prefeitura emite Selo de Inspeção Municipal para regularização de pequenos e médios produtores
Deputados aprovam PLC que altera lei que trata da criação e extinção de municípios
Bebê de 3 meses é salva pelo Corpo de Bombeiros após engasgar com leite. Vídeo
Itanhangá: Veja os ganhadores da 1ª Corrida de Rua em comemoração ao aniversário do município. Vídeos
Itanhangá: Secretaria De Saúde realizou palestras sobre higiene bucal
Itanhangá: Torneio festivo de Futsal marcou os 25 anos de emancipação
Itanhangá: Bandidos invadem pátio de serraria e furtam 10 pneus
Os Benefícios da Leitura: Como Criar o Hábito de Ler Mais
Dicas para Aumentar sua Produtividade no Dia a Dia
Mulher morre em acidente na MT-320; crianças são socorridas
Curiosidades Sobre Tecnologia Que Você Provavelmente Não Sabia