Maconha de “alta potência’ dobra o risco de psicose entre jovens

Crédito: Reprodução

Pesquisadores da Universidade de Bath mostraram que os jovens que consomem cannabis com maior concentração de THC (Tetrahidrocanabinol) — o principal componente psicoativo da cannabis — ou seja, de maior potência, entre os 16 e os 18 anos, têm duas vezes mais probabilidades de ter experiências psicóticas dos 19 aos 24 anos.

Estudos anteriores do Grupo de Dependência e Saúde Mental da Universidade de Bath descobriram que a concentração de THC na cannabis aumentou 14% entre 1970 e 2017, o que significa que hoje o mercado de cannabis é dominado por variedades de alta potência.

Segundo o estudo, publicado na revista científica Addiction, depois de começarem a consumir cannabis, 10,1% dos jovens que consumiram cannabis de potência mais elevada relataram novas experiências psicóticas, em comparação com 3,8% que consumiram cannabis de potência mais baixa. A pesquisa atual é a primeira de exame longitudinal das medidas de psicose no início da adolescência e da potência detalhada da cannabis.

Quase 14.000 indivíduos foram recrutados para o estudo desde o nascimento, muitos dos quais continuam a participar do estudo até os dias atuais. Nas idades de 16 a 18 anos, os participantes foram questionados sobre o uso recente de cannabis. Aos 24 anos, eles revelaram seu tipo primário de cannabis e quaisquer experiências psicóticas, como alucinações ou delírios.

“Os jovens que usam formas de cannabis de maior potência têm duas vezes mais probabilidade de ter experiências associadas à psicose, como alucinações e delírios. É importante ressaltar que os jovens aos quais perguntamos não haviam relatado anteriormente essas experiências antes de iniciarem o consumo de cannabis. Isto aumenta a evidência de que o uso de cannabis de maior potência pode impactar negativamente a saúde mental”, afirma Lindsey Hines, do Departamento de Psicologia da Universidade de Bath e autora principal do estudo.

Os investigadores afirmam que precisam de melhores evidências sobre os resultados a longo prazo do consumo de cannabis de maior potência e à exploração de medidas para reduzir a potência da cannabis disponível para os jovens.

Autor: O Globo

Mais notícias

Homem é morto a tiros por dupla encapuzada
Nova Maringá: Operação apreende droga, armas e celulares
Governo de MT assina três novos contratos de concessão de rodovias; Itanhangá está na lista
Grande operação conjunta desarticula esquema de tráfico e prende seis suspeitos
Casal que viveu 43 anos junto morre com duas horas de diferença
Polícia Militar desarticula quadrilha e frustra tentativa de furto de gado
Aprosoja Mato Grosso alerta para riscos referentes aos vetos da nova Lei de Licenciamento Ambiental
Conscientização e diálogo: Palestras em Itanhangá destacam combate à violência contra a mulher
Deputadas da ALMT defendem políticas permanentes de combate ao feminicídio em MT
Pix: Novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe
Itanhangá: Identificado motorista que morreu ao descarregar calcário em propriedade rural
Menino de 13 anos morre após comer macarrão instantâneo cru