*Desconhecido

O fim de um povo

E se juntássemos um grupo de ratos e os colocássemos num lugar paradisíaco, onde tivessem tudo o que precisam: comida, bebida e abrigo, sem inimigos naturais e sem stress psicológico ou físico?

O biólogo americano John Calhion teve esta ideia e, em 1970, começou a implementar a sua famosa experiência. Criou um ambiente espaçoso, especialmente equipado, contendo comida, água, abrigo e espaços de vida, e depois colocou quatro pares de ratos (dois machos e duas fêmeas) para iniciar a sua vida numa atmosfera de conforto total.
No início, os ratos multiplicavam-se a uma velocidade surpreendente, e o número aumentava continuamente. Mas, após quase 315 dias, a taxa de reprodução começou a diminuir consideravelmente.

Quando o número atingiu cerca de 600 ratos, novos traços sociais começaram a aparecer entre eles: uma aparente hierarquia em pirâmide, o isolamento de alguns indivíduos e uma categoria chamada “miseráveis” surgiu.

Os ratos mais fortes começaram a atacar os mais fracos, levando ao colapso psicológico dos machos, enquanto algumas fêmeas abandonavam o seu papel na cuidados dos filhotes e até começavam a atacar outras fêmeas sem razão.

Com o tempo, a taxa de mortalidade dos recém-nascidos passou a 100% e a taxa de reprodução caiu para zero. Comportamentos estranhos, como a homossexualidade, a brutalidade e a canibalização, surgiram mesmo com a abundância de comida.

Dois anos após a experiência, nasceu o último rato, e em 1973 todos os ratos morreram na experiência conhecida como “Universo 25”.

É curioso que a experiência foi repetida 25 vezes, e o resultado foi sempre o mesmo: um colapso total e a extinção da sociedade.

Calhion queria demonstrar que as sociedades — sejam de ratos ou de seres humanos — se lhes for dado todo o conforto sem esforço e sem desafios, inevitavelmente caminharão para o colapso interno.
Fonte: Antônio Machado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

DOMINGO

*Tatiane Barros Ramalho

Basta de feminicídio. Basta de violência contra crianças. Basta de impunidade!

Nos últimos meses, o Estado de Mato Grosso ...

*Audrey Pellegrino Taguti

Família e escola: uma parceria que faz toda a diferença

O Dia Internacional da Família, 15 de maio, foi instituído em 1993 pela As...

*Lucivaldo Vieira de Sousa

Empréstimo Consignado: Uma faca de dois gumes

O empréstimo consignado foi concebido como uma solução emergencial para se...

*Pastor Fabiano Brusch Müller

A coisa mais importante na Páscoa

Provavelmente você já observou as mensagens nos meios de comunicação que p...

*Tatiane Barros Ramalho

Divórcio Cinza: liberdade ou desafio?

Nos últimos anos, um fenômeno silencioso tem ganhado destaque nos tribunai...

Autor Desconhecido

Estamos caminhando nesse rumo… Reflita!!!

"Ao ser acusado pela décima terceira vez por abuso de autoridade , o PM q...