*Audrey Pellegrino Taguti

Família e escola: uma parceria que faz toda a diferença

O Dia Internacional da Família, 15 de maio, foi instituído em 1993 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), uma data para pensar a importância da família para a construção de valores e como núcleo elementar da construção de sociedades.

No universo educacional, a relação família e escola é um aspecto primordial para beneficiar o desenvolvimento global de todos os educandos, e a educação contemporânea reforça a importância de essa parceria atuar em sintonia para trazer benefícios a todos.

Contudo, para que uma relação saudável entre escola e família se estabeleça, é importante que todos tenham claro qual papel pertence à família e qual é o papel da escola.

Escola e família precisam manter uma parceria sólida pautada na transparência, respeito e profissionalismo. É na família que as crianças e adolescentes encontram as principais referências, porém é possível sim considerar as peculiaridades e necessidades próprias de cada aluno oferecendo um ambiente acolhedor e seguro para o desenvolvimento global. O papel do educador é valorizar a convivência e as interações coletivas que ensinam e dão base para a vida adulta – acadêmica e pessoal.

No ambiente familiar é onde começa a base da educação. Ensinar valores como respeito, empatia, responsabilidade e honestidade é, antes de tudo, tarefa dos pais e responsáveis. São nas atitudes cotidianas, nas conversas em casa e no exemplo que as crianças formam sua noção de certo e errado, de convívio social e de ética.

A escola, por sua vez, atua como parceira essencial neste processo, reforçando e ampliando os ensinamentos familiares por meio de vivências práticas, do contato com a diversidade e da mediação de conflitos.

Quando há essa complementaridade entre família e escola, o processo educativo se torna mais sólido, coerente e eficaz, permitindo que o aluno cresça com segurança, autonomia e consciência de seu papel na sociedade. Juntas, família e escola alinham os propósitos de uma boa educação, conduzindo com clareza as condutas e os caminhos a serem seguidos no decorrer do desenvolvimento de cada estudante.

A troca de vivências e experiências entre alunos, famílias, professores e colaboradores é fator decisivo, pois é na interação que a aprendizagem se fortalece. Por isso, é importante que a família valorize e apoie as ações realizadas pela escola, dando sustentação à formação emocional dos alunos. Essa parceria deve ser regada por respeito, comprometimento e profissionalismo, com o intuito de proporcionar um ambiente de convivência agradável e aprendizado significativo.

Tal união deve ser baseada em confiança entre as partes, para que surjam novos conhecimentos e descobertas que vão contribuir no processo do desenvolvimento cognitivo e afetivo dos alunos. Assim, o ensino promove oportunidades para que a criança ou o adolescente desenvolva integralmente o seu potencial.

A autora: acumula 41 anos de experiência e trabalho em Educação. É formada em Magistério e Pedagogia, possui pós-graduações em Psicopedagogia e Bilinguismo e é especialista em Alfabetização. É diretora pedagógica e geral do Brazilian International School – BIS, de São Paulo/SP desde a fundação do colégio, em 2000.

*Audrey Pellegrino Taguti, diretora pedagógica e geral do Brazilian International School – BIS

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