Jovem contrai fungos no pulmão por uso de narguilé

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Legenda /Crédito da Foto: Arquivo Pessoal

A jovem Livian Monteiro, 19, contraiu fungos no pulmão após usar narguilé e teve que passar por uma cirurgia de alto risco no Hospital Universitário Júlio Muller, na segunda-feira (14), em Cuiabá.

Livian teve uma infecção chamada de aspergilose. Ela é causada por esporos inalados do fungo Aspergillus, presente no ambiente.

Os esporos germinam e se transformam em hifas, que entram nos vasos sanguíneos e, com doença invasiva, causam necrose hemorrágica e infarto.

Na sua conta no Instagram, Livian relatou que desde o 3 de abril estava passando por vários médicos e realizando vários exames. No dia 19 de abril, ela descobriu os fungos através de um exame de tomografia analisado por um pneumologista.

Em fotos compartilhadas na rede social, a jovem mostra o pulmão com a grande quantidade de fungos.

“Como da para ver nas fotos estava bem avançado. Essa bola de fungos poderia ter explodido e me causado uma infecção generalizada”, contou.

Ainda de acordo com o relato, ela contraiu os fungos através da água na narguilé, pelo recipiente mal lavado ou alguém já contaminado que tenha compartilhado a mangueira com ela.

“Sejam cuidadosos e exijam sempre os devidos cuidados no uso do narguilé em tabacarias e lounges. Caso utilizem, tenham responsabilidade com você ou com o próximo”, alerta.

Fonte: Repórter MT