Jornalistas conhecem dados que mostram sustentabilidade da agricultura

Crédito: Divulgação

esponsáveis por comunicar a sociedade sobre os mais variados assuntos, mais de 20 jornalistas de diversos estados brasileiros estão em Mato Grosso para aprofundar seus conhecimentos na agricultura local e produzir conteúdo sobre o agronegócio. A visita é realizada por meio do projeto Road Show, que existe há mais de 20 anos em São Paulo e está em sua terceira edição no estado.

Na tarde desta quarta-feira (10.07), os comunicadores vieram à sede da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT).

O presidente da Aprosoja-MT, Lucas Costa Beber, detalhou aos jornalistas os números que demonstram a sustentabilidade da agricultura brasileira.

“A agricultura brasileira utiliza apenas 7% do território, segundo a Nasa (National Aeronautics and Space Administration, sigla em inglês). Mato Grosso, se fosse um país, seria o quarto maior produtor de soja do mundo. Utilizamos apenas 14% do nosso território para produção da oleaginosa e 66% do território nacional está preservado”, destacou.

Durante a visita, os comunicadores conheceram o Aproclima, projeto da Aprosoja-MT que disponibiliza relatórios climáticos e alertas fitossanitários aos associados da entidade. Criado em 2017, o projeto também fornece informações semanais de temperaturas máximas e mínimas de cada região, precipitação ao longo de 15 dias, acumulado de precipitação de 7, 15 e 60 dias, e percentual de semeadura ou colheita da soja ou milho no estado mato-grossense.

Também foi mencionado aos jornalistas, o maior centro de pesquisa independente do Brasil, que é o CTECNO. No local, que fica em Campo Novo do Parecis, a Aprosoja-MT dirige estudos focados em manejo de solos para que a produção de soja e milho de Mato Grosso seja a melhor possível aos agricultores.

Para Lucas, é importante que os comunicadores conheçam todos os dados, pois são os profissionais da comunicação que informam a sociedade.

“É extremamente importante essa aproximação entre a entidade e os comunicadores. Nós temos um grande desafio de que a sociedade conheça esses números que foram apresentados aqui, e o jornalismo é um poder, porque ele tem justamente a missão de comunicar e levar essas informações”, reforçou Lucas.

ROAD SHOW EM MT

O grupo de comunicadores é formado por profissionais que atuam no jornalismo e também como influencers digitais, e vem de vários estados do Brasil como São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, entre outros.

Os jornalistas estão conhecendo mais sobre a agricultura mato-grossense e o potencial econômico dessa atividade, desde segunda-feira (08.07), quando visitaram uma fábrica de fertilizantes foliares e também, uma propriedade agrícola em Lucas do Rio Verde.

Os comunicadores passaram ainda por Campo Verde, Santo Antônio do Leverger e encerram a semana de visitas nesta sexta-feira (12.07), em Cuiabá.

Autor: Assessoria Aprosoja

Mais notícias

Itanhangá: Defensoria Pública e Secretaria de Desenvolvimento Social realizaram mutirão de cidadania
Estado flexibiliza regras e permite professores fazerem parte da hora atividade em casa
Paciente nos EUA morre com bactéria da “Grande Peste” da Idade Média
Ação da PRF resulta na apreensão de mais de 200 kg de drogas
Agrosolidário é apoio ao trabalho da Pastoral da Criança em Ipiranga do Norte
AL aprova redução do Fethab para abate de fêmeas e Famato celebra conquista para a pecuária de MT
Itanhangá: Acidente na MT 338 deixa dois feridos e quatro pessoas mortas
ALMT registra momento inédito com três mulheres no parlamento
‘Pulmão de pipoca’: entenda a doença sem cura e sua relação com cigarros eletrônicos
Homem é sequestrado pelo ex da namorada e morto dentro de Amarok
PRF apreende mais de 30 mil produtos sem nota fiscal em ônibus
Polícia Civil descobre esquema de “aluguel de tornozelo” entre bandidos