O Agrônomo e Responsável pela unidade do INDEA de Itanhangá, Marco Aurélio Barbosa Alves, fez uso da tribuna da Câmara Municipal no dia 18 de agosto de 2025. Na oportuna ocasião evidenciou-se a importância do INDEA-MT para o município de Itanhangá, com vistas na doação de um terreno pela prefeitura para construção do prédio próprio.
“Tive a grata satisfação de ouvir um APROVADO, por unanimidade em primeiro tuno, isso evidencia o compromisso do legislativo com os produtores de Itanhangá e com a defesa sanitária.
Itanhangá carrega consigo um enorme potencial agrícola e pecuário aliado a conservação dos recursos naturais, e desta maneira a Defesa Sanitária é indispensável para certificação de produtos com diversas ações no campo e nos escritórios.
Por tanto, é justo termos uma casa própria, mas ainda teremos um trajeto a ser percorrido, mas muito grato até aqui.”
Durante a apresentação, Marco Aurélio contou o histórico do das ações do INDEA no município supracitado desde a época em que o atendimento ocorria dentro da prefeitura, passando por prédios alugados e paralelo a isso explanava sobre o crescimento da pecuária, produção de grãos, plumas, frutíferas, olerícolas, raízes, tubérculos e outros produtos agropecuários.
Apresentou-se também dados que deixou notório a força de Itanhangá:
Rebanho Bovino como mais de 56 mil animais;
Mais de 90 mil hectares de soja;
Aproximadamente 5 mil hectares de algodão;
Além da força do milho, gergelim, milheto e sorgo produzidos em larga escala.
Temos também aréas florestais comerciais cadastradas, pastagens, plantação de mandioca e também já temos uma aréa de 8 hectares de seringa, mas até o final do ano todos os números serão apresentados a população, para mostrar a força que o municipio tem na produção de alimetos.