A SEMA enviou a redação do Site ITA Notícias, relatando que o fogo que está destruído propriedades na região de Simione, pode ter sido criminoso, pois o trator de esteira, está em uma região de mata e o fogo não se espalhou.
Veja a nota na íntegra:
Nota da Sema-MT
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) informa que o incêndio da região não teve origem dos maquinários inutilizados pela secretaria.
Houve perícia realizada pelo Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar, que apontou que não houve fogo na vegetação do entorno do equipamento. Com imagens de satélite de alta resolução, foi possível identificar a origem dos focos de calor na margem da estrada, com indícios de incêndio criminoso.
A Operação da Sema na região autuou nesta segunda-feira (26/06) a reincidência do desmatamento ilegal em duas propriedades, uma em Porto dos Gaúchos e Itanhangá. A Operação Amazônia continua no combate ao desmatamento ilegal em todo o estado.
Nossa reportagem recebeu a informação que foram dois os tratores incendiados pela SEMA, um em Itanhangá e outro em Porto Dos gaúchos, mas sabemos que a divisa dos municípios fica naquela região.
Uma investigação mais aprofundada, deverá ser feita pelas autoridades competentes e apontar os fatos com mais clareza e se houver culpados, estes deverão ser responsabilizados conforme a lei.
Mas grande parte da população, continua achando que é bem melhor entregar os maquinários para prefeituras, cooperativas e associações de pequenos produtores, do que queimar. Se a maquina entrou em uma área de difícil acesso, ela pode sair também até um local, onde possa ser transportada.
Estamos buscando mais informações para repassar aos nossos leitores.