Itanhangá: Secretaria De Saúde realizou exames preventivos através do Caminhão Do Amor

Crédito: Sebastião Rodrigues

A Carreta do Hospital do Amor, atendeu em Itanhangá desde terça feira (16/05) até ontem quinta feira  (18-05).  Exames de Mamografia e Colo Uterino foram realizados em frente a Secretaria Municipal de Saúde.

Durante três dias os profissionais realizaram 122 mamografias e 81 coletas de material para fazer o exame de colo uterino. CCO- Papanicolau.

Esses atendimentos fazem parte do convenio entre a Secretaria Municipal De saúde e o Consorcio de Saúde Vale do Tele Pires/Rotary e o Hospital do Amor, que estabelece uma taxa administrativa, sendo que se houver alterações nos exames os pacientes será acompanhando pelo Hospital do Amor de Sinop – MT.

O câncer do colo do útero, também chamado de câncer cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos do Papilomavirus humano – HPV (chamados de tipos ecogênicos).

A infecção genital por esse vírus é muito frequente e na maioria das vezes não causa doença, em alguns casos, ocorrem alterações celulares que podem evoluir para o câncer. Essas alterações são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos.

Por isso, é importante a realização periódica do exame preventivo.

Esse tipo de câncer é o terceiro tumor maligno mais frequente na população feminina (atrás do câncer de mama e do colorretal), e a terceira causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

Fonte: ITA Notícias

Escrito por: Sebastião Rodrigues

Vídeo(s) da notícia

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Pai não abre a porta e filho o encontra morto dentro do quarto

Itanhangá: Câmara de vereadores aprova e Agrovila Monte Alto passa a ser perímetro urbano

Itanhangá: Caminhoneiro perde controle e caminhão tomba na MT 338

Polícia descarta “preliminarmente envolvimento de ex-marido” na morte de filha de deputado

Sorriso é a cidade com maior taxa de estupros no país

Filha do deputado Gilberto Cattani é assassinada a tiros