Itanhangá: Secretaria de Saúde alerta para os cuidados para prevenção de contágio da AIDS

Crédito: Reprodução

A Secretaria de Saúde, aqui de Itanhangá lembra que o dia 1º de dezembro, é o Dia Mundial de Combate à Aids. A campanha do Dezembro Vermelho, mês escolhido desde 2017 para a mobilização nacional, chama a atenção para as medidas de prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas com o vírus HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis.

De acordo com dados do Boletim Epidemiológico sobre HIV/AIDS do Ministério da Saúde, entre 2011 e 2021, o número de idosos que testaram positivo para o vírus quadruplicou. O geriatra e presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, Marco Túlio Cintra, explica que são diversos os fatores ligados a esse aumento, entre eles a falta de campanhas direcionadas a esse público. E acrescentou que os números podem ser ainda maiores, já que é grande a subnotificação por falta de testagem.

Cintra contou que acontece de o paciente apresentar sintomas como o emagrecimento acentuado e os médicos investigarem câncer, sem desconfiarem de HIV.  Segundo o especialista, é fundamental que os profissionais da saúde solicitem a testagem aos pacientes idosos, já que o diagnóstico precoce é fundamental para o sucesso do tratamento.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas em 2021, aproximadamente 650 mil pessoas morreram de causas relacionadas ao HIV, e 1,5 milhão adquiriram o vírus. Isso equivale a mais de 4 mil novos casos todos os dias.

Sintomas

Nas primeiras duas a seis semanas depois de serem infectadas pelo HIV, algumas pessoas podem apresentar sintomas similares aos de uma gripe, como febre, mal-estar prolongado, gânglios inchados pelo corpo, manchas vermelhas na pele, dor de garganta e dores nas articulações. Algumas pessoas não apresentam nenhum sintoma por muitos anos enquanto o vírus, vagarosamente, se replica.

Uma vez que os sintomas desaparecem, a pessoa que vive com o HIV pode não sentir mais nada por muito tempo. O período, conhecido como janela, varia de 2 a 15 anos.

Tratamento
Ainda não existe cura para a infecção pelo HIV, embora os tratamentos sejam muito mais eficientes do que no passado. Uma combinação de medicamentos antirretrovirais (ARVs) ajuda a combater a multiplicação do vírus e permite que os pacientes levem vidas mais longas e saudáveis, sem que seu sistema imunológico seja afetado rapidamente. Esses medicamentos também são usados como medida preventiva, para diminuir a transmissão. Estima-se que, em 2021, 28,7 milhões de pessoas receberam tratamento antirretroviral, o que significa que pelo menos 9,7 milhões de pessoas vivendo com o HIV continuaram sem tratamento.

 

 

Autor: Angelo Destri

Autor: ITA Notícias/ Agência Brasil

Mais notícias

Sortudo que ganhou R$ 905 milhões em loteria já passou por 25 penitenciárias
Peão morre depois de ser pisoteado por boi em rodeio. Veja vídeo
Quatro foragidos da Justiça são presos com auxílio de tecnologia de reconhecimento facial do Vigia Mais MT
Itanhangá: Marvel ‘A’ é a grande campeã do Campeonato Municipal de Bocha
Itanhangá será palco para a 6ª edição da BANFEST
Itanhangá: Homem cai em buraco na MT 242 e Polícia Militar constata mandato de prisão em aberto
Decreto do governo ‘obrigará’ brasileiros a comprarem novas televisões
Itanhangá: Homem briga com a esposa, faz chamada de vídeo e comete suicídio
Novo bioinsumo desenvolvido pela Embrapa promete revolucionar o manejo de pastagens no Brasil
Itanhangá: Mesmo com diversas passagens criminais, homem continua solto e com tornozeleira desligada
ALMT prepara extensa programação para comemorar os 190 anos de história
Itanhangá: Secretaria De Educação realiza evento de capacitação e formação de profissionais da educação. Vídeo