De 22 a 29 de maio está sendo realizada nas escolas do município de Itanhangá, palestras de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o dia 18 de maio foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000 como dia “D” de combate aos abusos e exploração sexual.
Neste ano de 2023, a Prefeitura Municipal de Itanhangá, em parceira com as Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho, Saúde e Educação, sobre a coordenação das psicólogas da rede pública Municipal, Alaine Pinheiro, Pâmela Reis, Yara Rachele, Cristina Reis e a assistente Social Suely Rodrigues estão realizando de 22 a 29 ações nas escolas do município por meio de orientações em salas de aula, sobre essa temática.
O objetivo é conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e estamos em busca de conscientizar cada vez mais sobre a responsabilidade de todos em relação a esse público, sujeito de direitos que estão em processo de desenvolvimento. Considerando a relevância de compartilhar informações confiáveis para que possamos combater a violência contra crianças e adolescentes, vale a pena apontar conceitos básicos sobre essa temática!
Normalmente nesta data são realizadas diversas atividades, sejam nas escolas e demais espaços sociais, como por exemplo palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual. No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.
Abuso sexual x Exploração sexual não apenas o abuso sexual (que normalmente acontece no seio familiar do jovem), mas também a exploração sexual é combatida nesta data. Muita gente confunde o significado do abuso sexual com a exploração sexual, são duas coisas diferentes. A exploração sexual consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de faturar dinheiro, oferecendo o menor como “ferramenta” de satisfação sexual.