Itanhangá: Secretaria de Assistência Social promove semana de Palestra sobre Exploração Sexual

Crédito: Sebastião Rodrigues
Nenhum registro encontrado.

De 22 a 29 de maio está sendo realizada nas escolas do município de Itanhangá, palestras de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, o dia 18 de maio foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000 como dia “D” de combate aos abusos e exploração sexual.

Neste ano de 2023, a Prefeitura Municipal de Itanhangá, em parceira com as Secretarias de Desenvolvimento Social e Trabalho, Saúde e Educação, sobre a coordenação das psicólogas da rede pública Municipal, Alaine Pinheiro, Pâmela Reis, Yara Rachele, Cristina Reis e a assistente Social Suely Rodrigues estão realizando de 22 a 29 ações nas escolas do município por meio de orientações em salas de aula, sobre essa temática.

O objetivo é conscientizar, prevenir, orientar e combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes e estamos em busca de conscientizar cada vez mais sobre a responsabilidade de todos em relação a esse público, sujeito de direitos que estão em processo de desenvolvimento. Considerando a relevância de compartilhar informações confiáveis para que possamos combater a violência contra crianças e adolescentes, vale a pena apontar conceitos básicos sobre essa temática!

Normalmente nesta data são realizadas diversas atividades, sejam nas escolas e demais espaços sociais, como por exemplo palestras e oficinas temáticas sobre a prevenção contra a violência sexual. No Brasil, o Disque 100 é um serviço gratuito disponibilizado pela Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República que registra denúncias anônimas de jovens que se sintam ameaçados ou que sofreram qualquer tipo de abuso ou exploração sexual.

Abuso sexual x Exploração sexual não apenas o abuso sexual (que normalmente acontece no seio familiar do jovem), mas também a exploração sexual é combatida nesta data. Muita gente confunde o significado do abuso sexual com a exploração sexual, são duas coisas diferentes. A exploração sexual consiste em usar a criança ou o adolescente como meio de faturar dinheiro, oferecendo o menor como “ferramenta” de satisfação sexual.

Autor: Sebastião Rodrigues

Autor: ITA Notícias

Mais notícias

Jovem morre após levar coice de cavalo
Mutirão da Sema mira regularizar mais de 20 mil CARs de 17 municípios da região norte , Itanhangá está na lista
Menino tem 526 dentes arrancados de tumor raro na boca
Itanhangá/Tapurah: Faccionado alvo de operação em Mato Grosso é preso pela Polícia Civil na Bahia
Polícia Civil desarticula grupo criminoso que movimentou R$ 100 milhões com drogas
Polícia Civil prende irmãs que transportavam malas carregadas de entorpecentes
Itanhangá: Secretaria de Saúde reforça obrigatoriedade da imunização infantil
Câmara de Mutum aprova mudança de nome de avenida e homenageia Raquel Cattani
Veja a lista de celulares que WhatsApp vai parar de funcionar a partir deste mês
Porto: Trabalhador morre em acidente de trabalho em silo
Novas regras obrigam fazendas a prevenir incêndios florestais
Na cidade mais alta do mundo, moradores mal chegam aos 35 anos