Itanhangá: Projeto mostra técnicas de compostagem de resíduos no formato de leiras

Crédito: Divulgação

No último dia 20 de setembro, aconteceu mais uma etapa do projeto de Mestrado em Desenvolvimento local da Professora Silvana, com a pesquisa “Cidades Inteligentes e Resíduos Verdes”, ocorreu a Oficina de Compostagem, na Escola Municipal Paulo Freire no período matutino e no período vespertino na Floricultura Flor da Manhã.

O evento foi aberto a comunidade, com o objetivo de trazer o conhecimento cientifico e pratico no intuito de despertar nas pessoas o interesse de implantar a técnica da compostagem nas residências, escolas e como oportunidade de negócio com fins comerciais, para solucionar os problemas com galhos, folhas e resíduos de podas e grama que são depositados em calçadas, terrenos baldios, levados para lugares inapropriados, ou até mesmo as queimadas urbanas que causam transtornos as pessoas e são proibidas.

Hoje a compostagem faz parte do portfólio de negócios sustentáveis, que atendem as questões ambientais, econômicas e sociais.

A organização do evento é fomentada no sistema de parcerias, com a Prefeitura Municipal através do Sec. de Agricultura e Meio Ambiente – Leandro Pascoski com o apoio da Agrônoma Adrielen em contato com o responsável da Empaer – MT em Itanhangá Alfredo, que não mediu esforços para trazer para o intercambio um profissional especialista sobre compostagem na região, o senhor Rogério Leschewitz, que trouxe para a oficina conhecimento e pratica, de uma forma interativa e eficaz apresentando 3 formas possíveis para a compostagem, a leira, o bokashi e o baldinho.

A Oficina desenvolveu o experimento no formato de leira, que demanda de monitorado e intervenção no processo, o que contará com orientações dos profissionais da Empaer até o produto final, o composto estar pronto, para avaliação e conclusão da etapa.

Autor: Professora Silvana Dalmolin

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Deputadas da ALMT defendem políticas permanentes de combate ao feminicídio em MT
Pix: Novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe
Itanhangá: Identificado motorista que morreu ao descarregar calcário em propriedade rural
Menino de 13 anos morre após comer macarrão instantâneo cru
Itanhangá: URGENTE: Motorista morre carbonizado ao bascular caçamba para descarregar calcário. Vídeos
PM prende 3 caçadores com espingardas e paca abatida
Caminhão sai da pista, tomba e mata o motorista de 67 anos no interior
Itanhangá: Município tem crescimento populacional; aponta IBGE
Itanhangá: Patrulha Rural da Polícia Militar leva segurança aos moradores no interior do município. Fotos e vídeo
Novo mineral que produz muito mais energia pode aposentar os painéis solares
Itanhangá: Forças de Segurança prendem traficante que monitorava a Polícia por rádio e câmara de segurança. Fotos
Aprosoja MT ressalta a importância de capacitar equipes para o período da estiagem