O programa Brasil Antenado, iniciativa do Ministério das Comunicações (MCom) e da Anatel para a instalação gratuita da nova antena parabólica digital, chega a Itanhangá, no Mato Grosso. Quem está inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) pode ter o equipamento instalado sem qualquer custo. O agendamento vai até 13 de junho.
O programa foi concebido para ampliar o alcance da televisão gratuita, especialmente em regiões onde o sinal é insuficiente ou inexistente, promovendo assim inclusão social. Ao longo das suas três fases, o programa Brasil Antenado, executado pela Entidade Administradora da Faixa (EAF), atenderá 323 municípios, em 16 estados. São mais de 650 mil famílias aptas a solicitar a nova parabólica digital gratuita.
Gina Marques Duarte, CEO da Entidade Administradora da Faixa (EAF), que executa o programa, destaca que o Brasil Antenado reafirma o compromisso da entidade em garantir que nenhuma família fique sem acesso ao sinal de TV gratuito. “O programa consolida um trabalho técnico e operacional robusto, pensado para ampliar o acesso à informação de forma expressiva”, afirma. “Com o Brasil Antenado estamos promovendo inclusão digital, acesso à informação e entretenimento, uma verdadeira conectividade significativa”, completa.
Em todo o estado mato grossense, 23 cidades são contempladas e possuem cerca de 34 mil famílias aptas a solicitar o benefício. Nesta nova etapa, chamada de Fase C, mais de 222 mil famílias em 108 cidades de Goiás, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Rondônia estão aptas a solicitarem o benefício.
As famílias inscritas no CadÚnico das cidades contempladas podem agendar a instalação pelo site brasilantenado.org.br ou pelo telefone 0800 729 2404 (também disponível via WhatsApp). Todo o processo é gratuito, incluindo fornecimento e instalação do kit da nova parabólica digital. É preciso ter um aparelho de televisão que pode, inclusive, ser dos modelos mais antigos.
Brasil Antenado
O programa foi viabilizado a partir da portaria MCom nº 17.337, de 7 de abril de 2025. O objetivo central é assegurar o acesso à informação como direito fundamental, principalmente em regiões com sinal insuficiente, promovendo uma transformação estrutural no acesso à televisão aberta e gratuita para diversas famílias.
O cronograma do Brasil Antenado foi dividido em três fases:
● Fase A (14/07–13/12/25): 77 municípios, em 6 estados (MA, PI, PA, CE, RN e PE) mais de 220 mil famílias aptas. – CONCLUÍDA
● Fase B (13/10/2025 – 13/03/2026): 138 municípios, em 5 estados (TO, PA, RR, PI, MA) – mais de 229 mil famílias aptas.
● Fase C (12/01/2026 – 13/06/2026): 108 cidades, em 8 estados (ES, MG, GO, BA, MT, MS, RO, RS), sendo mais de 222 mil famílias aptas.
A lista completa dos municípios pode ser conferida no site oficial do programa brasilantenado.org.br.
Sobre a EAF
A Entidade Administradora da Faixa (EAF) é uma instituição sem fins lucrativos criada por determinação da Anatel e vinculada ao Ministério das Comunicações. Entre suas atribuições estão a limpeza da faixa de 3.5 GHz, essencial para a operação do 5G no país; a execução dos programas Siga Antenado e Brasil Antenado; a implantação das infovias na região amazônica, para expandir a infraestrutura de telecomunicações no Norte do Brasil; e o desenvolvimento das redes privativas de comunicação para o Governo Federal.
Saiba mais sobre Itanhangá
Itanhangá (MT) é um município jovem, instalado em 2005, localizado no norte do Mato Grosso, no bioma Amazônia. Com cerca de 7,5 mil habitantes (Censo 2022) e área de 2.909 km², tem baixa densidade demográfica e economia fortemente baseada no agronegócio, com destaque para a produção de grãos. O município possui clima tropical com estação seca.
