Itanhangá: Professora mobiliza rede de cooperação para promover o 1º Workshop das Cidades Inteligentes e resíduos verdes

Crédito: Sebastião Rodrigues

Foi realizado  no sábado dia 19/08 o 1º Workshop Sobre “Cidades Inteligentes e resíduos verdes” O evento integra o projeto de pesquisa-ação, desenvolvido pela mestranda Professora Silvana Dalmolin Wöhl, sendo este uma das etapas da tecnologia social, “Sustentação – do engajamento ao processo de transformação dos resíduos verdes, um produto do Mestrado em Desenvolvimento Local, com viés ambiental, descrito no formato de dissertação, que demanda ser construída, aplicada e defendida e aprovada pela banca, para obter o título de Mestre.

O evento foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores e contou com a presença de autoridades públicas municipais prefeito Edu, vice Emerson, Vereadores, secretarias municipais e regionais, empresas privadas, cooperativas, e ainda representes de instituições de apoio social que são parceiros na realização do projeto. A força jovem do grupo de escoteiros Ipê Amarelo marcou presença, e serão protagonistas de uma etapa posterior do projeto.

A abertura oficial do evento foi realizada pela Mobilizadora em prol das cidades inteligentes e sustentáveis, Professora Silvana, que apresentou como iniciou o projeto em parceria com a participação remota do Professor Doutor André Guedes, da Unisuam que pontuou elementos essenciais fomentados para construção do projeto, o e que é uma cidade inteligente e sustentável.

Na sequência, o palestrante foi o Arquiteto e Urbanista João Guilherme Matté, que explanou sobre modelos de cidades sustentáveis, plano diretor, paisagismo e outros assuntos referentes a cidades planejadas, exemplificando Cascavel e Medianeira cidades do Estado do Paraná.

Em seguida a palestra foi com Leticia Becker administradora e empreendedora, que discorreu sobre meio ambiente, sustentabilidade, recursos naturais, aterro sanitário, lixo e outros assuntos relacionados aos impactos ambientais devidos as ações humanas, contextualizando a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Após o intervalo do coffee break, a palestrante Edcleide Andrade Nobre, consultora do Sebrae-MT, discorreu sobre empreendorismo, desenvolvimento social e sustentabilidade, relacionando-os a Agenda 2030 e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis que são metas internacionais que devem ser implantadas para garantir a qualidade de vida e a sustentabilidade do planeta.

A palestra final, trouxe a mensagem da força do cooperativismo na realização de ações que impactam, projetos, com o Ethos do Cooperativismo, com o Professor Doutor Cleber Zequetto, que diretamente do Ceará deixou a mensagem, que cooperar é a essência dos movimentos em prol do desenvolvimento humano, econômico e ambiental.

O evento apresentou uma ideia inovadora, na questão das palestras hibridas, referente a temática de trazer projeções e oportunidade de buscar elevar Itanhangá ao título de cidade inteligente e sustentável.

Autor: Sebastião Rodrigues

Autor: ITA Notícias

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Entidades criticam permissão para farmacêutico prescrever medicamento
Assembleia possui políticas afirmativas para inclusão de pessoas com síndrome de Down
Itanhangá: Município é premiado com o Selo Bronze no Programa Imuniza Mais MT
Projetos para melhorar serviços ligados ao fornecimento de energia recebem parecer favorável
Tire dúvidas sobre consignado para CLT, que entra em vigor nesta sexta
Carros e drogas avaliados em R$ 1 mi são apreendidos
Tapurah: Polícia Civil incinera drogas apreendidas em operações avaliadas em R$ 500 mil
Itanhangá: Vereadores apresentam indicações para melhorias em nossa cidade
Bandidos se passam por policiais civis e roubam propriedade rural. Vídeo
Polícia Civil alerta a população para o golpe da falsa central bancária
Safrinha de Milho 2025: Desafios climáticos e mercadológicos requerem manejo estratégico
Homem é morto a tiros enquanto trabalhava em lavoura