A cerimônia de entrega do reconhecimento foi realizada pelo Ministério da Educação, em Brasília (DF), nesta segunda-feira (10/2), a Secretária de Educação e Cultura, Silvana Dalmolin Wöhl esteve presente para receber o Selo Ouro, na ocasião representando o Prefeito Emerson Sabatine e o Munícipio de Itanhangá no evento, que reuniu autoridades de todo país, inclusive o Presidente da República e o Ministro da Educação, Camilo Santana.
O prêmio é um reconhecimento pelos esforços do poder público municipal na formação de crianças, foco na alfabetização de crianças na idade certa, formação de professores e gestores, adesão aos sistemas de monitoramento, materiais pedagógicos e recomposição de aprendizagens.
O programa foi implementado em setembro de 2024, a iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que está em vigor desde 2023. Além de Itanhangá, mais 95 dos 142 municípios do estado de Mato Grosso.
Os resultados que culminaram com a premiação foi o empenho e a dedicação de uma equipe engajada de educadores municipais, dirigentes eficientes que conduziram os trabalhos a professora Suzana Bêss e equipe, os gestores municipais Edu Laudi Pascoski e Emerson Sabatini que não mediram esforços para que a educação municipal seja de excelência.