Itanhangá: Município avança e tem a maior nota no IDEB do estado de Mato Grosso

Crédito: Reprodução

O IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) é um indicador nacional que avalia a qualidade de ensino das instituições educacionais do país, considerando o fluxo escolar e o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. Foi criado em 2007 pelo INEP (Instituto de Pesquisas Educacionais) vinculado ao Ministério da Educação (MEC) como uma iniciativa para aprimorar a qualidade da educação básica brasileira.

O município de Itanhangá mais uma vez se encontra no topo dos Índices de Desenvolvimento da Educação das séries iniciais do Ensino Fundamental a nível de estado sendo que no IDEB 2023 teve a maior nota de 6,7. Dos 141 municípios matogrossenses somente 5 municípios alcançaram a maior nota sendo: Itanhangá, Alto Taquari, Lucas do Rio Verde, Jauru e União do Sul.

O trabalho desenvolvido nas escolas pelas equipes pedagógicas da Secretaria, de cada unidade escolar juntamente com os professores das turmas foi de muita dedicação e compromisso com o desenvolvimento educacional dos alunos.

A Secretária Municipal de Educação Profª Suzana Bêss relata “Nossa preocupação e trabalho foram constantes, pois tínhamos aderido ao redimensionamento da rede estadual recebendo muitos alunos novos onde mais de 30% da demanda da rede estava com nível de alfabetização em defasagem e tínhamos que correr contra o tempo para além de completar o ciclo de alfabetização ainda desenvolver ações que pudessem garantir as aprendizagens mínimas aos estudantes dos 5º anos do Ensino Fundamental, pois eram estes os alunos que teriam a prova SAEB a fazer e desta gerar tais resultados”.
Destacou que os resultados obtidos foram possíveis devido muitas ações que para além da ação docente pudéssemos monitorar o rendimento dos alunos e apoiar nossos professores para se chegar ao resultado.

A Secretária coloca que teve parceria com a Fundação Sicredi onde apresentou o Projeto “Cuidando de nosso IDEB” e esta foi parceira na contratação da Empresa Cearense Quality que, dentre as ações eram ofertadas formações, avaliações e análises de dados bimestrais para irem corrigindo rotas no percurso de ensino do ano letivo.

Com grande apoio da família e dedicação das equipes gestoras das unidades escolares e professores desenvolveram os chamados Aulões que ocorriam aos sábados onde os professores preparavam aulas diferenciadas com foco nas habilidades prioritárias.

A Secretaria Municipal de Educação, com a autorização da gestão municipal, compôs novas turmas para a aceleração do ensino e aulas de apoio escolar e investiu fortemente em literaturas para desenvolver o hábito de leitura dos estudantes, além de obter o sistema estruturado de ensino o qual oportunizou um trabalho de rede fortalecido.

Houve também grande dedicação da profissional da área de psicologia que incansavelmente trabalhou com as crianças no sentido de reduzir ansiedades e acreditarem em seus potenciais, preparando-as para acreditar que eram capazes e estavam preparadas ao grande desafio.

Ainda destacou a importância do apoio e comprometimento das famílias em incentivar e garantir que seus filhos estivessem presentes às aulas, se esforçassem e que pudessem dar sua contribuição a educação do município.

Prefeito Edu Laudi Pascoski se diz muito orgulhoso do resultado obtido e honrado em ter colaboradores na rede de ensino que cumprem seu papel no serviço público garantido que as crianças estejam melhores preparadas para o futuro. Agradeceu imensamente o trabalho de cada um em nome da Secretaria Municipal de Educação. Finaliza dizendo “Mais uma vez nosso time da educação colocou nosso município em destaque e este é o resultado do trabalho da nossa gestão!”

A gestão Municipal como um todo está muito feliz! Parabeniza os educadores e famílias pelo excelente trabalho desenvolvido.

Itanhangá, terra da nossa gente e de grandes oportunidades! O futuro é aqui!!

Fonte: Assessoria Prefeitura De Itanhangá

Vídeo(s) da notícia

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Adolescente de 17 anos que sumiu após sair para caçar passarinho é encontrado

Menino de 11 anos tem crânio rachado após ser agredido com paulada em escola

Itanhangá: Câmara De Vereadores aprova projetos e começa a analisar contas do executivo de 2023

Ipiranga:Advogado é descoberto após “passar a mão” em indenização de pai que ganhou 310 mil após morte das filhas em acidente na MT-242

Justiça suspende atividades de abatedouro por problemas com higiene e segurança

Médico confunde fígado com baço, remove o órgão errado e mata paciente em mesa de cirurgia