Itanhangá: Mais de mil títulos eleitorais estão cancelados

Crédito: Angelo Destri/ITA Notícias

Os eleitores que precisam regularizar o título eleitoral, solicitar transferência de endereço ou mesmo aqueles que desejam tirar a primeira via do documento, precisam se atentar ao prazo final. Esses procedimentos e qualquer outra alteração no cadastro eleitoral precisam ser feitos até o dia 04 de maio de 2022. A data, que corresponde a 151 dias antes do pleito deste ano, é estipulada para que a Justiça Eleitoral consiga organizar o pleito.

Qualquer uma destas solicitações deverá ser feita pelo sistema TítuloNet. Basta preencher o requerimento online e aguardar o retorno da Justiça Eleitoral. O atendimento virtual é a atual forma adotada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), no intuito de evitar aglomerações nos Cartórios Eleitorais, como medida de prevenção à Covid-19. É importante que o eleitor tenha em mãos seu registro de identidade e comprovante de endereço em seu próprio nome ou em nome dos pais. Este último documento deverá ter sido emitido entre os 12 (doze) e 3 (três) meses anteriores ao requerimento.

Os interessados também podem tirar dúvidas entrando em contato com o Cartório Eleitoral de Itanhangá, que fica em anexo a Prefeitura, na Av Santa Catarina, no centro da cidade.

Títulos cancelados

Na 21ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Lucas do Rio Verde, Itanhangá e Tapurah, há, atualmente, cerca de 59.423 cidadãos em situação regular e estes poderão votar nas Eleições de 2022. Em contrapartida, 1.028 eleitores estão com os títulos cancelados, aqui em Itanhangá, por motivos que podem ser regularizados até a data final de 04 de maio. Deste total, alguns são decorrentes de ausência às urnas nos três últimos pleitos, e outros por não comparecimento à revisão do eleitorado (isto é, não fizeram a biometria).

É importante ressaltar que a coleta biométrica continua suspensa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em função da pandemia de Covid-19, mas isso não impede a regularização da situação. Portanto, é fundamental que as pessoas procurem o atendimento virtual o quanto antes para poderem participar do processo eleitoral.

Os eleitores que não conseguirem regularizar sua situação, pelas internet, podem se dirigir até o cartório eleitoral, que encontrará no local uma pessoa capacitada, para orienta-lo.

Sobre o pleito

As Eleições 2022 ocorrerão no dia 02 de outubro, das 8h às 17h, seguindo horário de Brasília (DF), com uniformização em todos os estados e no Distrito Federal, sem exceção. Ou seja, o pleito iniciará e encerrará de acordo com o fuso da capital federal. Neste ano, serão eleitos os candidatos a cargos políticos que representam a União, os estados e o Distrito Federal, ou seja: presidente e vice-presidente da República, senador, deputado federal, deputado estadual/distrital, governador e vice-governador.

Autor: Redação/Assessoria de Comunicação do TRE/MT

Mais notícias

Vazamento de metano sob oceano Antártico gera alerta global
Aluno descobre que dono de autoescola tirou fotos dele, fez dívida em seu nome e até transferiu carro
PM detém faccionados e fecha local usado para adulteração de bebidas
Nova Maringá: Polícia Civil cumpre buscas em investigação de divulgação indevida de imagens de jovem de 21 anos
Itanhangá: Hoje tem palestra sobre violência doméstica contra a mulher
ALMT aprova projeto de Cattani que reconhece risco e possibilita porte de arma a advogados
Depois de três décadas, geólogos encontram o maior depósito de cobre, prata e ouro do planeta
Mulher é morta a facadas pelo ex-companheiro
Mercado volta a valorizar milho com demanda aquecida e clima instável
Cão inicia incêndio em casa após mastigar bateria de lítio sobre tapete; Veja vídeo
Idoso é preso com 8 quilos de maconha em banco de carro
Bombeiros resgatam pescador morto em rio