Itanhangá: Instalação de luminárias de LED é finalizada no município e em mais 53 cidades

Crédito: Reprodução

Cinquenta e três municípios mato-grossenses já concluíram a instalação das luminárias de LED adquiridas pelo Governo do Estado, por meio do programa MT Iluminado. Isso significa que o trabalho já foi finalizado por 38% dos participantes do programa, beneficiando uma população de aproximadamente 700 mil pessoas, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Até o momento, 195.198 luminárias foram colocadas em todo o Estado, sendo que 286.754 já foram entregues aos municípios. No total, foram adquiridas 385.489 lâmpadas, em licitação realizada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT).

Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Campo Verde e Colíder são os cinco maiores municípios que já concluíram a instalação das luminárias. São 132 cidades que participam do MT Iluminado.

O objetivo do Governo com o MT Iluminado é transformar Mato Grosso no primeiro Estado brasileiro 100% iluminado com lâmpadas de LED. Esta é a tecnologia mais moderna utilizada em iluminação, com luminárias mais econômicas e duráveis do que as lâmpadas de vapor utilizadas em vias públicas.

De acordo com o programa, a Sinfra-MT firma convênios com as prefeituras, que ficam responsáveis por instalar os equipamentos, conforme padrões determinados em especificação técnica da Energisa, incluindo os custos com transporte, materiais, adequações e mão de obra.

“Este é um dos maiores programas que o Governo do Estado está fazendo. Estamos todos muito felizes porque temos a clara dimensão do que isso vai representar no dia a dia das pessoas”, afirmou o governador Mauro Mendes sobre o programa.

Lista de 53 municípios

Acorizal, Alto Boa Vista, Apiacás, Araguaiana, Araguainha, Barão de Melgaço, Bom Jesus do Araguaia, Campinápolis, Campo Verde, Canabrava do Norte, Castanheira, Cocalinho, Colíder, Denise, Diamantino, Dom Aquino, Feliz Natal, Figueirópolis D’Oeste, Gaúcha do Norte, Glória D’Oeste, Itanhangá, Itiquira, Juruena, Juscimeira, Lambari D’Oeste, Lucas do Rio Verde, Luciara, Nova Guarita, Nova Marilândia, Nova Monte Verde, Nova Mutum, Nova Nazaré, Nova Olímpia, Nova Santa Helena, Nova Ubiratã, Nova Xavantina, Novo Horizonte do Norte, Novo São Joaquim, Paranaíta, Porto Esperidião, Salto do Céu, Santa Carmem, Santo Afonso, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Serra Nova Dourada, Sorriso, Tapurah, Torixoréu, Vale de São Domingos, Vera, Vila Bela da Santíssima Trindade e Vila Rica.

MT Iluminado

As luminárias de LED adquiridas pelo Governo do Estado vêm com tomada para acendimento automático no período noturno, corpo em liga de alumínio injetado de alta pressão, pintura eletrostática resistente à corrosão e garantia de qualidade total mínima de cinco anos para todo o conjunto. Além disso, as luminárias serão fornecidas completamente montadas e prontas para serem conectadas à rede de distribuição.

Para participar do programa, os municípios devem apresentar documentos à Sinfra-MT para formalizar o termo de convênio, dentre eles: croqui do local a ser beneficiado, Anotação de Responsabilidade Técnica da substituição das luminárias, quadro-resumo, registro fotográfico e declaração de execução. Todas as informações sobre o MT Iluminado estão no site da Sinfra-MT.

O MT Iluminado é uma ação realizada em parceria com a MT Par.

Fonte: SECOM - MT

Vídeo(s) da notícia

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Detran orienta motoristas sobre o que fazer caso a placa do veículo seja danificada ou perdida

Governo de MT cria fundo para destinar valores confiscados do crime organizado à Polícia Civil

Trabalhador morre soterrado em silo em fazenda na MT-235

Três bebês morrem em UTI neonatal de Colíder

Trabalhador morre ao receber descarga elétrica em fazenda

Itanhangá: Vereadores aprovam projetos e indicações antes do recesso