Um incêndio de grande proporção vem causando destruição em pastagens e na vegetação nativa, e avança levando perigo para as lavouras de milho, na região da estrada da fazenda Curitiba em direção ao Rio São Miguel, próximo a vila Simione, aqui em Itanhangá – MT.
As informações são de que o incêndio tenha iniciado após uma operação da SEMA- Secretaria Estadual de Meio Ambiente- MT, que ateou fogo em 2 tratores que fazia desmatamento na região, na segunda feira, dia 26/06.
Após 18hs do fim da operação o incêndio continua se expandindo pela região calcula-se que já queimaram mais de 600 hectares de pastagem e vegetação nativa em 3 propriedades rurais.
Nenhuma lavoura de milho foi atingida até as 18hs desta terça feira dia 27/06, mas a preocupação dos agricultores é grande, pelo fato de ser período de safra do milho e a região ser grande produtora.
O Estagiário em Jornalismo, Sebastião Rodrigues, esteve na região conversando com os produtores que demonstraram preocupações com o incêndio, onde ele pode observar as ações dos mesmos, que com caminhões pipas de suas propriedades, estavam tentando apagar os focos de incêndio que se aproximavam das lavouras e das estradas vicinais.
Até o momento o incêndio está “controlado”, ou seja, não atingiu bens matérias, é perceptível a preocupação dos moradores da região, por está em uma época de seca e com o vento a qualquer hora pode aumentar e causar danos maiores.
Até o momento nenhuma autoridade estadual, ou diretores da SEMA se manifestaram acerca deste desastre.
Vamos continuar atento sobre desdobramento do caso.