Itanhangá: Emenda do Deputado Cattani trouxe palestras que abordaram a segurança no transito. Fotos e vídeo

Crédito: Sebastião Rodrigues

Estudantes das Redes Estadual e Municipal de ensino de Itanhangá -MT, receberam palestras e ações de educação para o trânsito durante o mês de maio, em alusão à campanha Maio Amarelo. Essa iniciativa é resultado de uma parceria entre o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MT), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), a Polícia Rodoviária Federal e as Secretarias Municipais de Educação.

O maio Amarelo é um movimento que acontece em diversos países com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a segurança no trânsito. A ação inclui práticas educativas por meio de várias atividades, além disso, professores e estudantes terão acesso ao material virtual disponibilizado pelo programa Conexão Dnit, com o objetivo de criar uma rede de estímulos pedagógicos para desenvolver ações de educação para o trânsito.

O Conexão Dnit propõe a inserção do tema “trânsito” nos currículos de Ensino Fundamental e de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino, alinhando-se às competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A SEDUC MT já aderiu ao programa, tendo acesso ao material disponível na plataforma do governo federal.

No Brasil, foi criada em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária alusiva ao Movimento Maio Amarelo. Essa parceria segue o artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que estabelece ações para promover a educação para o trânsito entre toda a comunidade escolar (estudantes, pais e professores) e está alinhada às diretrizes do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS). É ótimo ver essas iniciativas visando a segurança e conscientização no trânsito nas escolas.

Aqui em Itanhangá durante a semana do dia 21 a 25/05, A Equipe do Detran, através da   Coordenadoria de Ações Educativas de Trânsito e da  Gerência de Prevenção a Drogas da SESP – A Analista de Serviço de Trânsito e pedagoga Zoraide Barbosa Almeida Urcino e  o Agente do Serviço de Trânsito Hosan Luiz Monteiro de Arruda (DETRAN-MT), a psicóloga Flávia Brum Lopes – analista, Miguel Gonçalo de Magalhães – gerente (Gerencia de prevenção cuidados e reinserção social – GPCRS – Saju – Secretaria Adjunta de Justiça). Essa equipe desenvolveu as palestras educativas abordando com dinâmicas, diversas situações que ocorrem no trânsito.

Os temas trabalhados foram selecionados conforme a faixa etária dos alunos e focando nos papéis que representam no Trânsito: são pedestres Ciclistas e Passageiros de carros e motocicletas.

As palestras foram proferidas pela Analista de Serviço de Trânsito Zoraide que discorreu sobre o perigo de conduzir perigosamente a bicicleta, as crianças e jovens que costumam empinar, pedalar na contramão das vias, sendo que a lei diz que ao atravessar pela faixa de pedestre o ciclista passa a ser pedestre também, portanto deve descer e empurrar a bike, evitando assim que se envolva em sinistros com demais pedestres que dividem conjuntamente a faixa de Pedestre.

Com os estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio Foram temas mais impactantes: Bebida e Direção, Apresentação de vídeos com sinistros reais, buscando sensibilizar pela segurança viária, uso de cerol e linhas chilenas nas pipas.

Na reunião de professores foram realizadas Orientações Metodológicas de Educação para o Trânsito alinhada a BNCC onde o tema Educação para o Trânsito deve ser de forma Transversal e interdisciplinar, fazendo parte dos Temas Contemporâneos Transversais dentro do grande bloco Cidadania e Civismo, sendo que cada professor dentro de seu componente curricular deve trabalhar a temática de forma continua e não pontual, como se trabalha nas escolas, não tão somente como um mero projeto na Semana Nacional de Trânsito.

O encerramento da campanha do maio amarelo aqui em Itanhangá, aconteceu neste dia 25/05 sábado, com a presença de autoridades Estaduais e Municipais, esteve presente o Dep. Estadual Gilberto Catani, o prefeito Edu Pascoski e o vice prefeito Emerson Sabatine, a secretária de educação do Município Professora Suzana Bess e os demais secretários, o presidente da câmara de vereadores Zilmar Albuquerque Rodrigues e demais vereadores.

E para fechar o evento com chave de ouro “NICO & LAU” dupla de humor que faz muito sucesso em Mato Grosso, fizeram a alegria da população que se divertira e deram muitas gargalhadas com a apresentação dos artistas, que abordaram o tema trânsito em forma de humor. “Não se esqueça a paz no trânsito começa por você”

Fonte: ITA Notícias

Escrito por: Sebastião Rodrigues

Vídeo(s) da notícia

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Adolescente de 17 anos que sumiu após sair para caçar passarinho é encontrado

Menino de 11 anos tem crânio rachado após ser agredido com paulada em escola

Itanhangá: Câmara De Vereadores aprova projetos e começa a analisar contas do executivo de 2023

Ipiranga:Advogado é descoberto após “passar a mão” em indenização de pai que ganhou 310 mil após morte das filhas em acidente na MT-242

Justiça suspende atividades de abatedouro por problemas com higiene e segurança

Médico confunde fígado com baço, remove o órgão errado e mata paciente em mesa de cirurgia