Itanhangá: Eleições terão reforço policial e serviço de inteligência para coibir crimes eleitorais

Crédito: Divulgação

A reportagem do Site ITA Notícias e Rádio ITA FM, esteve no Núcleo da Polícia Militar, aqui de Itanhangá, para conversarmos com o agora, Comandante Regional da Polícia Militar, Tenente Coronel Jean, que estava em reunião com o Cb PM Fábio, Sub Comandante da PM de Itanhangá, com o Cap. PM Helcker, Comandante da PM de PM de Tapurah e com o prefeito municipal Edu Pascoski, para definir as ações durante as eleições municipais.

Ten. Cel. Coronel, mais uma vez no município, o senhor veio em outras operações e agora o senhor vem para dar suporte, a esse importante evento que vai acontecer em todo o Brasil, que são as eleições, Polícia Militar como sempre fazendo parte da vida do cidadão e também para resguardar, fazer a segurança, não só do pleito, mas também dos eleitores?

Quero agradecer, mais uma vez o espaço da ITA FM, por oferecer ao nosso policial militar o privilégio de conversar com a comunidade, é muito importante para nós dialogar com cidadão de bem e informar o quanto nós estamos empenhados para garantir a segurança pública local, dizer que é uma alegria para mim ocupar agora essa função, de Comandante Regional, em Nova Mutum, do 14º CR, a qual a cidade de Itanhangá, faz parte.  Nosso efetivo está empenhado para garantir segurança pública de qualidade a todos os munícipes, a todas as famílias, mas principalmente aos eleitores no dia 6 de outubro e os crimes eleitorais estão sendo monitorados por nós, estramos com uma lupa bastante voltada a essa prática, queremos contar com a colaboração de todos os eleitores, para que de forma consciente, compareça a sua zona eleitoral, vote segundo o seu coração, mas também com a razão, depois de ter feito toda a análise, quais são os melhores candidatos, de maneira que ao terminar o pleito, tenhamos vencedores legítimos.

Ten. Cel. Coronel Jean, sabemos que historicamente a compra de voto existe, mas isso graças a Deus, pela consciência do eleitor tem mudado muito, porém ainda existe aqueles que ainda insistem nas velhas práticas, mas a Polícia Militar através do serviço de inteligência, já está monitorando aqueles que porventura, achar que ainda pode durante as três últimos dias, comprar votos e tentar chegar a uma eleição pelo lado errado?

A imprensa tem um papel fundamental na divulgação do exercício através do voto e é bem como você disse mesmo, hoje nós votamos de maneira mais consciente, porque ao longo de muitos anos nós sofremos consequências terríveis em razão de decisões mal tomadas quando muitos venderam seus votos, venderam o passaporte da sua cidadania e agora com essa conscientização e também a instrumentalização das forças de segurança pública, no que diz respeito aterem  tecnologia a seu favor, bem como policiais estarem mais preparados e estarem mais equipados para enfrentar crimes eleitorais, nós temos os ingredientes necessários para que se tenha uma boa eleição em 2024, não só em Itanhangá, mas em todas as cidades de Mato Grosso, lembrando que a cidade está monitorada, através das câmeras do Vigia Mais MT, o serviço de inteligência está trabalhando, hoje celulares smartphones, podem gravar facilmente e isso pode ser utilizado como meio de prova, contra uma pessoa que pega 50, 100 reais, ela terá seu nome sujo e ter consequências não só na justiça eleitoral, mas na justiça penal, em razão e uma situação tão pequena como essa, no que diz respeito à financeiro, mas de tamanha significância do que diz respeito a cidadania, nós orientamos os cidadãos: Pensem bem, votem com consciência, não ultrapasse os limites  da legalidade e ajam de acordo com a legislação, nesse ponto, a Polícia Militar está pronta para proteger o cidadão de bem.

Para as eleições, haverá reforço do efetivo aqui em Itanhangá?

Serão enviados mais quatro policiais para reforçar a segurança juntamente com os policiais que já estão aqui, além dos policiais que já estão em ondas em razão da operação permanente, teremos policiais nas quatro zonas eleitorais, que fazem parte aqui de Itanhangá, fixamente serão dois policiais por ponto de votação com viatura, além disso teremos também as rondas itinerantes para garantir a segurança dos munícipes e continuaremos o trabalho muito bem feito pelo coronel Fernando e Coronel Laria, agora está nas nossas mãos a responsabilidade de continuar garantindo segurança de qualidade a nossa sociedade.

Existe o transporte de eleitores que é autorizado pela justiça, mas vai ter aqueles que vão querer burlar a lei, mas isto também vai ser monitorado?

Sim, hoje temos 6 linhas que já estão distribuídas na circunscrição aqui de Itanhangá, lembrando que é proibido transporte de eleitores com a finalidade de ajudar, mas de corromper. O cidadão pode falar: mas eu não tenho a finalidade de corromper, no dia é proibido esse transporte, desde que não seja algum membro de sua família, porque a Justiça eleitoral tenta fechar todas as portas da corrupção, de tão importante que é o sufrágio universal, o nosso voto, por isso a Polícia militar estará fiscalizando, fazendo rondas, abordagens, então, fique bem atento com as práticas cidadãs, para não ter prejuízos futuros.

Servir e Proteger é a missão da Polícia Militar, o cidadão tendo qualquer dúvida, pare a viatura, converse com o policial, porque o policial é amigo da população!

Perfeito, nós não somos alienígenas, nós não viemos de outro planeta, para exercer a nossa função aqui no planeta Terra, nós somos fruto da sociedade e a sociedade investe muito para que nós possamos ser profissionais de qualidade e cada vez mais estamos nos aproximando da sociedade, os nossos quartéis estão abertos, eu já falei com o Cabo Fábio, já falei com o Capitão Helcker, de Tapurah, que nós teremos projetos sociais dentro do quartel, nós queremos os adolescentes, as crianças, nós queremos a população de bem junto conosco para que possamos proteger através da prevenção e polícia militar se faz assim: É mão forte contra a criminalidade, mas uma mão amiga para nossa sociedade.

Autor: Angelo Destri

Autor: ITA Notícias

Mais notícias

Conscientização e diálogo: Palestras em Itanhangá destacam combate à violência contra a mulher
Deputadas da ALMT defendem políticas permanentes de combate ao feminicídio em MT
Pix: Novas regras vão facilitar devolução de valores em casos de golpe
Itanhangá: Identificado motorista que morreu ao descarregar calcário em propriedade rural
Menino de 13 anos morre após comer macarrão instantâneo cru
Itanhangá: URGENTE: Motorista morre carbonizado ao bascular caçamba para descarregar calcário. Vídeos
PM prende 3 caçadores com espingardas e paca abatida
Caminhão sai da pista, tomba e mata o motorista de 67 anos no interior
Itanhangá: Município tem crescimento populacional; aponta IBGE
Itanhangá: Patrulha Rural da Polícia Militar leva segurança aos moradores no interior do município. Fotos e vídeo
Novo mineral que produz muito mais energia pode aposentar os painéis solares
Itanhangá: Forças de Segurança prendem traficante que monitorava a Polícia por rádio e câmara de segurança. Fotos