Itanhangá: Alunos estão preocupados com a falta do hábito da leitura

Crédito: Divulgação

Os alunos da Professora Marli Oldoni Zini, do 4º ano A, da Escola Municipal Paulo Freire, estão desenvolvendo o “Projeto Caminhos Da Leitura”, dentro do Programa “A União Faz A Vida”, que tem o apoio do Sicredi e desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação.

O Diretor do Site ITA Notícias, Angelo Destri, foi convocado pelos alunos, a comparecer na sala de aula, onde ele ouviu dos alunos, a preocupação da falta do hábito da leitura pelas pessoas e solicitaram, através de uma carta escrita,  que fizesse uma reportagem, falando da necessidade das pessoas voltarem a lerem mais.

Nos dias de hoje, as crianças e os jovens andam muito ocupados nas redes sociais, se interessando muito mais pelos bate-papos, pela internet, pelos games e vídeos disponíveis, do que pelos inúmeros materiais úteis e de grande valor que a internet possibilita e é preciso reverter esse quadro.

A prática da leitura diária em sala de aula é um bom começo, porém, ela só terá resultado prático se os alunos não a verem como uma obrigação. Também em casa, o estimulo à leitura tem que começar cedo, mas não como uma imposição e sim como uma opção.

A falta de hábito de leitura dos brasileiros está relacionada principalmente a aspectos culturais do nosso país. A cultura da oralidade, predomina sobre a escrita. Além disso, falta incentivo por parte das entidades governamentais.

Outro grande problema está nas mídias: o brasileiro prefere assistir um programa de televisão, ouvir rádio ou acessar a internet a ler.

O hábito de leitura é essencial para melhorar o desenvolvimento cognitivo, em especial dos jovens. Incentivar a leitura é fundamental para melhorar o desempenho educacional de toda uma população, bem como desenvolver sua capacidade de raciocínio, análise e debate sobre os mais variados assuntos.

Nesse sentido o Site ITA Notícias, criou a Coluna “leitura De Domingo”, que tem o objetivo de incentivar as pessoas a voltarem a terem o hábito da leitura.

Mas como ler mais? Tornar a leitura em um hábito só é possível com o próprio exercício da leitura. “Como a gente resolve isso? Estimulando. Os pais estimulam os filhos, colegas estimulam colegas. Existem diferentes caminhos para cultivar isso, podemos ler qualquer livro, então uma das formas de transformar a leitura num hábito é ler livros que nós gostamos”.

Além do apoio da família e amigos, outro ponto a ser destacado é o de ler sempre: “Quem tem o gosto da leitura acaba encontrando horário, encontrando tempo e dedicação para leitura sempre, pois tem prazer com essa leitura”. Outra dica é a de criar metas de leitura e separar um tempo para isso acontecer em momentos como férias e fins de semana.

Porém, é importante lembrar que a leitura não deve ser uma tarefa chata ou difícil, mas sim uma atividade prazerosa.

Acesse o link abaixo e veja o artigo do Jornalista Angelo Destri, falando sobre o assunto.

A falta do hábito da leitura nos dias atuais

Fonte: ITA Notícias/Textos da Internet

Escrito por: Angelo Destri

Vídeo(s) da notícia

Galeria de Imagens da notícia

Mais notícias

Governo de MT cria fundo para destinar valores confiscados do crime organizado à Polícia Civil

Trabalhador morre soterrado em silo em fazenda na MT-235

Três bebês morrem em UTI neonatal de Colíder

Trabalhador morre ao receber descarga elétrica em fazenda

Itanhangá: Vereadores aprovam projetos e indicações antes do recesso

Trabalhador morre esmagado por tora de madeira