Na noite de quarta-feira (17), uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) resultou na apreensão de uma carreta carregada com madeira ilegal em Ipiranga do Norte, Mato Grosso. A carga, que transportava 72,42 m³ de madeira nativa, estava em rota de Tabaporã para Sinop, mas apresentava irregularidades na documentação e no transporte.
Durante a fiscalização, os agentes da PRF constataram que a Guia Florestal apresentava um itinerário genérico, não detalhando os trechos percorridos e as vias utilizadas, como rodovias, ferrovias, hidrovias ou aéreas. Essa irregularidade, segundo a Instrução Normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA), configura crime ambiental.
Vale salientar que o transporte da madeira estava sendo realizado durante a noite, o que configura agravante para o crime, conforme previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/98). Diante das infrações, o condutor, o vendedor, o transportador e o destinatário da carga foram responsabilizados pelo crime ambiental, além de infração administrativa ambiental.
O condutor da carreta foi encaminhado à Polícia Civil em Sinop, junto com os veículos e a carga apreendida. A ação da PRF demonstra o compromisso da instituição no combate ao crime ambiental e na proteção dos recursos naturais do país.