Índice de roubos em propriedades rurais reduz em 30% em Mato Grosso

Entre os meses de janeiro e agosto deste ano, o índice de ocorrências de roubos em propriedades rurais reduziu 30% em Mato Grosso na comparação com o mesmo período de 2023, de acordo com dados do Observatório de Segurança Pública (OBS-MT).

Nesses primeiros oito meses de 2024, o número de queixas caiu de 130, em 2023, para 91 neste ano.

As estatísticas dessa modalidade registram quedas significativas com a implantação dos serviços da Patrulha Rural em todos os municípios do Estado. Esse reforço especializado do policiamento foi criado estrategicamente pelo Governo do Estado para o setor de produção agropecuária.

Dados de 2023, por exemplo, apontaram redução de 26% na comparação com 2022. Nesses dois anos, o número de casos de roubos em propriedades rurais caiu de 245, em 2022, para 181, em 2023.

Somente em 2023, a Patrulha Rural recebeu cerca de R$ 18 milhões em investimentos em viaturas, fardamentos, armamentos e munições, e passou a usar o georreferenciamento no monitoramento das áreas rurais.

Nesse mesmo ano, os policiais militares que atuam na Patrulha fiscalizaram cerca de 240 mil propriedades e percorreram cerca de 620 mil quilômetros por todo território rural mato-grossense, fazendo os serviços de patrulhamento tático e ostensivo, de acordo com informações da Polícia Militar.

Como parte dos serviços, a Patrulha Rural também coordena um trabalho preventivo com visitações, orientações e cadastramento para o georreferenciamento e aproximação das forças policiais com a população.

Para o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri, a Patrulha Rural já é um marco do Governo do Estado no setor da Segurança Pública e um serviço que se tornou fundamental no campo e nas comunidades rurais, não importa o tamanho da propriedade.

“Sabemos da importância da Patrulha Rural e temos não apenas assegurado a presença das equipes policiais, mas ampliado as ações de segurança como outras iniciativas. O Programa Vigia Mais Mato Grosso, por exemplo, está firmando parcerias com associações e empresas e levando câmeras de videomonitoramento para comunidades, vias públicas e áreas do entorno de propriedades rurais para reforçar a segurança”, destaca Roveri.

Autor: SESP-MT

Mais notícias

Tapurah: Polícia Civil prende três em operação contra tráfico de drogas
Homem morre prensado pelo próprio carro ao improvisar conserto em casa
Ipiranga: Preso suspeito de estuprar enteada de 8 anos
Escoteiros do Brasil lançam novas iniciativas para promover Diversidade e Inclusão
Polícia Civil cumpre 27 mandados contra criminosos que sequestraram e extorquiram comprador de milho
Polícia Militar e PRF apreendem 212 quilos de supermaconha
Fundação Rio Verde orienta sobre o fim do vazio sanitário do algodão
Três mato-grossenses da mesma família morrem em acidente de trânsito
Brasnorte: Eletricista de 27 anos morre após sofrer descarga elétrica
PRF em Sorriso retira dois veículos roubados de circulação em menos de 24 horas
Itanhangá: Novas salas de aula serão construídas na Escola Estadual Bromildo Lawisch
Duplicação da BR-163 em Mato Grosso terá investimento de R$ 9 bilhões e conclusão prevista para 2029