O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea) realizou, através das médicas veterinárias Carine Baggio e Fernanda Rocco, uma atividade de auditoria no Serviço de Inspeção Municipal (Sim) da prefeitura de Nobres.
Na oportunidade foram visitadas as empresas ‘Pescados Peixe’ e ‘Nobre e Piscicultura Falcão’, que tentam junto à prefeitura obter a certificação do Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar e de Pequeno Porte (Susaf). Criado em 2018, o Susaf desburocratiza o comércio de produtos agroindustriais de pequeno porte e da agricultura familiar, permitindo que sejam comercializados em todo o estado, após rigorosa análise de inspeções sanitárias.
Durante a ação nos dois estabelecimentos de processamentos de pescados foram analisados formas de processamento, higiene, estrutura física, embalagens e acondicionamento dos produtos. E após a visita técnica foi elaborado relatório técnico, com observações necessárias para o Serviço de Inspeção Municipal consiga a equivalência ao Susaf.
“Agora o Serviço de Inspeção Municipal necessita realizar as adequações descritas nos relatórios que realizamos durante as visitas e após isso é será concedido a certificação do Susaf”, explica a médica veterinária do Indea, Carine Baggio.
Susaf
As empresas interessadas em aderir ao Susaf precisam procurar o Serviço de Inspeção Municipal do seu município.
O Suaf é uma política pública estadual que representa um avanço significativo no fomento à agroindústria de pequeno porte, agregando valor aos produtos regionais e garantindo a segurança alimentar da população.